Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentado do INSS por invalidez: confira os seus direitos

Pessoas neste grupo podem ter direito a benefícios adicionais, saiba quais são eles.

A aposentadoria por invalidez do INSS é uma demanda frequente por parte da população. Basicamente, ela pode ser solicitada quando o segurado sofre de alguma incapacidade que o impede permanentemente de retornar ao trabalho. Em geral, isso acontece por doença ou acidente.

Porém, pouca gente sabe que, além da aposentadoria, essas pessoas também têm outros benefícios adicionais, desde que se encaixem em alguns critérios. Então, para saber mais detalhes, confira a seguir!

É provável que você também goste:

INSS: veja como consultar o extrato apenas com o CPF

Quais os documentos que comprovam união estável para o INSS?

INSS: aposentadoria híbrida; confira como ter acesso

Aposentado do INSS por invalidez: conheça os seus direitos

Portanto, o primeiro benefício extra para aposentados por invalidez do INSS é o adicional de 25% na aposentadoria. Isso vale quando a pessoa depende de terceiros para realizar as suas atividades diárias. Incluindo se alimentar, tomar banho, etc. Isso vale para alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, cegueira total, doenças que deixem a pessoa acamada, paralisia dos dois braços ou pernas, entre outros casos similares.

Além disso, esse grupo do INSS pode ter direito a isenção ou redução de impostos. Basta possuir determinadas doenças ou deficiências. Dessa forma, entre as limitações inclusas estão: Aids, alienação mental, cardiopatia grave, cegueira, contaminação por radiação, doença de Parkinson, esclerose múltipla, paralisia irreversível e incapacitante, tuberculose, e outras.

Por fim, aposentados por invalidez do INSS também podem sacar de forma integral o FGTS e o PIS/Pasep. Contudo, para isso é necessário ir pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica e se informar. Nesse caso, a regra é válida tanto para instituições públicas quanto privadas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com