Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentadoria por invalidez e auxílio-doença serão liberados pelo INSS por telemedicina; entenda

O INSS agora oferece serviços de telemedicina para auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade e BPC a fim de diminuir filas. Confira!

Uma notícia importante para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Brasil. O órgão informou que irá disponibilizar serviços como auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade permanente e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), utilizando a telemedicina.

Dessa forma, o sistema permitirá a realização de perícias médicas por meio de consultas online. Continue a leitura para mais informações!

Novas diretrizes para a concessão de benefícios do INSS

A informação foi divulgada através de uma portaria do Ministério da Previdência Social, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (07). O objetivo desta medida é minimizar o acúmulo nas filas para perícia médica.

Sendo assim, de acordo com o documento, as consultas online serão implementadas em agências da Previdência Social onde a presença de peritos médicos é problemática, onde o tempo de espera é prolongado, e nas unidades onde a tecnologia permite a realização de consultas online.

Avaliação dos especialistas sobre a medida

Fachada de uma agência do INSS.
Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com

Especialistas em Previdência disseram à Folha de S. Paulo que consideram a medida um progresso, pois irá beneficiar quem vive em áreas remota. A iniciativa também diminui o congestionamento no INSS e na Justiça.

Segundo a especialista em Previdência, Adriane Bramente, a perícia médica precisa ser modernizada, pois é o grande entrave na Justiça, especialmente no que diz respeito ao benefício por incapacidade.

Por sua vez, o advogado Rômulo Saraiva, especialista em Previdência, vê com bons olhos a medida do órgão, mas alerta para a necessidade de cautela contra fraudes e a seleção adequada do tipo de casos que ainda precisarão de perícia presencial.

Desafios e cuidados na implementação da telemedicina

Ainda de acordo com Saraiva, o INSS já tornou mais flexível com o Atestmed, e a perícia online será mais assertiva do que o Atestmed. No entanto, em alguns casos, ainda será necessário o atendimento presencial. A regulamentação deverá ser aprimorada para uma melhor adequação.

Veja também:

Clientes do banco Inter ficam em apuros ao descobrir sumiço de valores investidos; entenda

Dessa forma, a implementação da telemedicina pelo INSS pode ser um grande avanço para os cidadãos que precisam acessar esses serviços, embora ainda existam questões a serem resolvidas.

Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com