Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Apple confirma grande mudança na produção de iPhones e outros aparelhos

A Apple fez um anúncio na última quinta-feira (13) e dá um grande passo em direção à forma como fabrica seus produtos. Entenda.

A Apple deu um grande passo em direção à emissão zero de carbono, até 2030. A empresa anunciou, na última quinta-feira, 13 de abril de 2023, que vai usar cobalto reciclado em seus produtos. Mais especificamente, nas baterias presentes em cada aparelho vendido.

A empresa também anunciou que busca, até o final dessa década, que toda sua cadeia produtiva seja neutra em emissão de carbono. Ou seja, não apenas os materiais usados na produção de seus produtos, mas em suas indústrias, lojas, logística.

Na mesma ocasião, a Apple informou que vai dobrar seus investimentos em um fundo, que trabalha para retirar carbono na atmosfera. A empresa iniciou seu compromisso em 2020 e agora quer abranger mais projetos com essa finalidade.

Apple vai reutilizar minerais em seus produtos

A Apple vai, além de usar cobalto reciclado, reutilizar outros minerais na produção de seus dispositivos. Dessa forma, as placas de circuito impresso serão soldadas com estanho reciclado e revestidas em ouro. Já os ímãs de seus produtos terão elementos de terras raras também reciclados.

Contudo, isso não é uma novidade para a empresa. Isso porque, a Apple já reciclou cobalto em 25% de sua produção em 2022. Um aumento significativo em relação a 2021, quando o material reutilizado representou 13% dos seus dispositivos. Sinal de que a empresa está avançando a passos largos em sua meta de neutralidade de carbono.

De onde vêm os minerais?

O cobalto, usado na maioria dos eletrônicos, inclusive nos da Apple, é extraído como um subproduto da mineração de cobre ou níquel. No entanto, no sul do Congo, existem minas bem acessíveis, ricas em cobalto, em que empresas exploram de forma artesanal. Mas, nem tudo são flores na indústria da mineração.

Isso porque, houve casos de crianças que morreram na mineração de cobalto, na República Democrática do Congo, sendo que algumas empresas de tecnologia foram acusadas de serem cúmplices desse crime. Dessa forma, a Apple dá um passo importante em direção a um mundo mais sustentável e menos exploratório.

Imagem: Marian Wago e Anton_Ivanov / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital