Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O aplicativo parou de funcionar? Usuários relatam erros em apps de bancos

Entenda o que está causando o problema

Na noite da última segunda-feira (22), diversos usuários de celulares Android começaram a relatar em redes sociais problemas para acessar aplicativos. Dessa forma, a mensagem “o aplicativo apresenta falhas continuamente” tem aparecido com frequência para essas pessoas. De acordo com relatos no Twitter, o smartphone exibe o alerta e, então, o app fecha sozinho.

Até o momento, a suspeita é que a pane tenha sido causada pelo WebView do sistema Android, e o erro acontece com os apps usam esse recurso. Segundo o portal TechTudo, em testes com um Huawei P30 Pro com Android 10, foi encontrado o erro, que começou a aparecer apenas após a última atualização do WebView. O Google ainda não se pronunciou, mas a Samsung já respondeu alguns questionamentos de seus clientes solicitando que excluísse essa última atualização.

É provável que você também goste:

Quem perdeu o emprego durante a pandemia precisa declarar IRPF?

Descubra 7 coisas para fazer com o app do Banco Inter sem sair de casa

Cuidado: golpe do 30º aniversário da Amazon no WhatsApp promete presentes grátis

Confira datas do novo auxílio emergencial para quem ganha Bolsa Família

Aplicativo fechando sozinho? Entenda o problema

Primeiramente, de acordo com o Google Trends, ferramenta que monitora pesquisas na Internet, mostra que o interesse pelo termo “o aplicativo parou de funcionar” aumentou a partir das 17h (horário de Brasília), com pico por volta das 20h.

Já no Downdetector, plataforma que monitora o status de funcionamento de serviços online, usuários reclamam de falhas nos serviços Google, com um pico de mais de 300 notificações de bug a partir das 20h de segunda.

Com isso, o provável é que qualquer app que faça uso do WebView pode dar o erro “o aplicativo apresenta falhas continuamente”. O erro mais comum aparece na hora de abrir apps comuns, como Nubank, Bradesco, Twitter, Amazon e até mesmo os próprios aplicativos do Google, como o Gmail. O celular exibe o aviso e, em seguida, o app fecha no smartphone sem razão aparente.

Inclusive, entramos em contato com o Nubank, e a fintech percebeu o erro, indicando o que os usuários devem fazer:

Verificamos que parte da nossa base de clientes encontrou oscilações ao tentar acessar o aplicativo do Nubank. Trata-se de uma atualização do Google para o seu app WebView do sistema operacional Android, que faz a leitura da tela Web de diversos outros aplicativos, também impactados por esta atualização. O Nubank não possui relação com essa nova atualização do Google e, para auxiliar seus clientes, sugere que desinstale e instale novamente a última atualização do WebView. Desta forma, todos os aplicativos voltarão a funcionar normalmente.

Veja como desinstalar a atualização 

Por fim, como explicamos, para resolver temporariamente o problema, basta desinstalar o WebView do sistema Android. A principal teoria é que a última atualização do componente, que permite exibir páginas da web dentro de aplicativos, esteja danificada e provoque a instabilidade.

Portanto, o mais indicado é que você tire a atualização do aparelho até que o problema se resolva. Para fazer isso, clique em cima do aplicativo e mantenha pressionado. Caso você não veja o botão “desinstalar”, pressione o botão “forçar parada”. Outra opção é desativar o Chrome no smartphone.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Alexey Laputin/shutterstock.com