Com a crise estabelecida por conta do coronavírus, os bancos também precisarão adaptar seu atendimento e serviços durante a pandemia, principalmente no que diz respeito a grupos de risco, como aposentados.
Entre as medidas já adotadas estão as restrições de horário, o controle do número de pessoas dentro das agências e o incentivo pelos canais digitais de atendimento. Em alguns casos, até mesmo o fechamento de agências está sendo realizado, o que prejudica o pagamento de benefícios durante a pandemia do coronavírus.

Neste texto, falaremos sobre as medidas que vem sendo tomadas para o atendimento bancário para aposentados e pensionistas, incluindo pagamento dos benefícios, horário de atendimento da Caixa e alternativas de recebimento. Acompanhe!

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Posição da Febraban

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a prioridade de atendimento presencial deve ser apenas para os grupos mais vulneráveis à Covid-19, como aposentados e pensionistas. O recomendado é que os demais busquem atendimento e serviços bancários via internet e aplicativos.

Quanto aos horários de atendimento, o Banco Central recomenda alterar os horários de funcionamento ou a suspensão dos serviços. Os horários devem ser definidos por cada banco, que deve informá-los aos seus clientes.

Pagamento de benefícios durante a pandemia do coronavírus

Algumas medidas já vêm sendo tomadas para diminuir os impactos causados pelo coronavírus. Entre elas, estão a antecipação do 13º salário e abono salarial para aposentados e pensionistas do INSS. Para o pagamento do 13°, a primeira parcela será paga entre 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda será depositada entre os dias 25 de maio e 5 de junho.

Quanto à aposentadoria, o indicado é que o saque seja feito diretamente no caixa eletrônico, sem necessidade de atendimento no caixa e contato físico com funcionários. Também é possível utilizar aplicativos da Caixa que possam facilitar as transações.

Horários de atendimento nas agências da Caixa

Devido à pandemia, a Caixa Econômica Federal informou novos horários de funcionamento. A partir do dia 24 de março, as agências passarão a funcionar em horário especial, das 10h às 14h. Entretanto, o atendimento presencial deve ser realizado apenas para os casos que não podem ser resolvidos por telefone ou por meios digitais.
Além disso, a Caixa também informou que manterá a abertura das agências a partir das 9h exclusivamente para atender a grupos de risco, como aposentados e pensionistas, em várias de suas agências. A lista das agências você confere nesse link.

Atendimentos podem ser feitos por WhatsApp

Por fim, além do atendimento em horários diferenciados, a Caixa informou que passará a atender clientes pelo WhatsApp, por meio do telefone 0800-726-8068. Por meio desse número, poderão ser resolvidas diversas questões bancárias apenas informando o CPF.

A partir do dia 26 de março, será possível receber atendimento da Agência Digital, também via WhatsApp, para clientes correntistas mediante a digitação da agência e do número da conta. Esse contato deve  ser transferido para o atendimento remoto de cada agência.

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Imagem: Leandro Marques, via Shutterstock.