Opinião: Atendimento do site Carrefour é um desrespeito ao cliente?
Poucas vezes tive sérios problemas com compras online. Mas recentemente, mais precisamente na Black Friday, resolvi fazer a compra de um conjunto com 4 pneus que estava em promoção no site do Carrefour. Os pneus eram para o carro do meu pai e indiquei que faria a retirada no supermercado da cidade dele. Se você for fazer isso um dia, cuidado, pois eu tive uma grande dor de cabeça.
É provável que você também goste:
Concurso do BB 2020 pode ter 10 mil vagas para nível médio e tecnologia
FGTS: adesão ao saque-aniversário acaba hoje para nascidos em janeiro que querem receber em 2020
Primeiramente, eu sei, era Black Friday. As compras atrasam às vezes nessa época, afinal os varejistas vendem muito, são muitos produtos e as transportadoras e até mesmo os Correios ficam atopetados de mercadorias para entrega. Mas nada disso justifica o problema que eu tive com o Carrefour. E, sinceramente, não pretendo nunca mais voltar a comprar no site desta empresa.
Pois bem, fiz a compra, paguei com o cartão de crédito Hipercard. Pagamento aprovado, agora é só esperar a mercadoria chegar e ir até a loja retirar. Foi o que pensei, mas infelizmente as coisas não aconteceram bem assim.
A dor de cabeça com o atendimento do site Carrefour
Eu fiquei acompanhando o pedido, que dizia estar em transporte. Até que em certo momento apareceu uma mensagem que eu jamais esperaria ler: o endereço não foi localizado. Mas como, se o endereço era a própria loja? Como eles não acharam o supermercado deles mesmos? E foi aí que o pesadelo começou. Meu pai foi até o supermercado onde deveria retirar o produto, com o número do pedido em mãos e com o RG dele. Os atendentes procuraram e não encontraram nada, ou seja, realmente o produto não deu entrada na loja.
Então eu tentei resolver o problema por telefone do atendimento do site Carrefour. Mas o que acontece é que é impossível falar com o Carrefour pelo atendimento. Pelo menos eu não consegui nas minhas 5 tentativas de contato, todas com mais de meia hora de espera, ouvindo uma música irritante. Algumas tentativas chegaram a quase 1 hora de espera, sem sucesso. E a paciência finalmente se esgotou, afinal, nenhum cliente merece um tratamento destes.
Aí pensei: já sei, vou tentar cancelar a compra pelo próprio site. A princípio, pareceu que estava tudo certo. O site informou uma mensagem dizendo que a compra estava cancelada e o estorno do valor pago, relativo à primeira parcela seria feito. Mas para minha surpresa, algum tempo depois, aconteceu uma espécie de cancelamento do cancelamento, e o pedido voltou a ter o status de “entrega em andamento”, e assim está até hoje, 2 meses depois da compra. Inacreditável!
Cancelando diretamente com o cartão de crédito
Então, já que não obtive sucesso ao tentar cancelar a compra com o atendimento do site Carrefour, a única forma de não perder dinheiro com essa compra frustrada foi cancelando diretamente com a administradora do cartão de crédito, ou seja, o Hipercard. Aliás, o Hipercard foi muito atencioso e resolveu o problema. Mas sobre o pós-vendas do Carrefour, eu não tenho palavras para descrever tamanho descaso e desrespeito com o consumidor.
Como você viu, quando acontece de comprar um produto em uma determinada loja, não receber o produto e não conseguir negociar com o vendedor, a melhor alternativa é cancelando a compra diretamente com o próprio cartão de crédito.
E esse é um bom motivo para que você sempre use seu cartão de crédito em vez de débito ou boleto. Quando você paga à vista, não tem a oportunidade de cancelar a compra como neste caso.
Reputação do site Carrefour no Reclame Aqui
Pelo jeito, eu não fui a única consumidora lesada pelo site do Carrefour. No Reclame Aqui, que é um serviço de avaliação das empresas na internet, o Carrefour tem uma reputação considerada “Ruim”, com uma nota de 5.8/10. Apenas 36,1% dos consumidores voltaria a fazer negócio com a empresa.
Além disso, problemas com o site é o quarto assunto mais reclamado entre os principais problemas. Outro assunto que tem muitas reclamações é o cashback, que segundo os consumidores, é prometido, mas não é dado.
Está mais do que na hora dos executivos da empresa, uma renomada rede de supermercados, darem uma atenção especial ao pós-vendas e ao atendimento do site Carrefour, bem como cair na real de que as compras pela internet podem ser uma “galinha dos ovos de ouro” para a rede.
Nota: a opinião da colunista reflete somente a experiência dela e não necessariamente representa a opinião do site Seu Crédito Digital.
Então, gostou da notícia?
Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.
Imagem: rafapress / shutterstock