Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira 10 dicas para aumentar o limite de qualquer cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um excelente aliado nas suas compras. Com ele, você pode aproveitar inúmeros benefícios, fornecendo maior poder de compra e beneficiando o consumidor com programas de recompensas. Entre as vantagens, você pode acumular pontos e trocar por prêmios, como acesso a salas VIP, passagens aéreas, descontos em eventos culturais, entre outros. Contudo, devemos usar com cautela, pois se tiver descontrole, pode gerar uma dívida impagável em uma verdadeira “bola de neve”. Todavia, é importante turbinar o seu limite de crédito. Portanto, confira 10 dicas para aumentar o limite de qualquer cartão de crédito. Boa leitura!

Leia mais:

Mastercard Gold permite compensação ao encontrar um melhor preço.

Qual é o maior limite possível?

Normalmente, o limite total de crédito não deve ultrapassar 70% da sua renda bruta. Entretanto, é possível conseguir um valor bem maior do que isso. Caso o seu limite seja menor do que 100% da sua renda, é possível sim aumentá-lo. Na prática, mantendo um bom relacionamento com as instituições financeiras e Fintechs, é possível alcançar mais de dez vezes a sua remuneração mensal

Verifique pendências financeiras

Antes de mais nada, faça uma consulta no SPC e Serasa e confira se possui pendências no seu nome. É possível efetuar a consulta pela internet e no celular. Em caso de eventuais dívidas, negocie diretamente com os seus credores. Ter o nome sujo poderá prejudicar a evolução de pedidos de aumento de limite de crédito. Portanto, isso é importantíssimo e fundamental para quem precisa de crédito.

Monitore o seu score de crédito

O Score de crédito é medido atualmente por duas empresas: a Boa Vista SCPC e a Serasa Consumidor. Entretanto, os scores são diferentes (leia este artigo). Independente disso, é importante que você acompanhe o seu score, e efetue ações que aumentem a sua pontuação. As instituições financeiras em geral irão considerar a sua pontuação de Score de crédito para conceder um maior limite, na maioria das vezes. Exceto naqueles casos em que o relacionamento com o banco conte mais.

Controle seu nível de endividamento

O Banco Central monitora todas as suas dívidas e as instituições sabem exatamente quanto você está devendo a curto prazo. Portanto, as instituições financeiras tem acesso ao SCR – Sistema de Informações de Crédito do Banco Central.

Neste sistema, é possível saber valores de dívidas a vencer, e podem servir como parâmetro na liberação de crédito. Estar com uma grande quantidade de dívidas a pagar (mesmo em dia) podem afetar a sua capacidade de pagamento em curto prazo, e consequentemente dificultar o seu aumento de limite do cartão de crédito. Contudo, cabe ressaltar que o SCR não é um cadastro restritivo, uma vez que ele possui tanto informações positivas quanto negativas. O alerta neste caso, refere-se somente as suas contas de curto prazo, como empréstimos e financiamentos.

Comprove periodicamente a sua renda

Sempre que você tiver alguma alteração na sua renda, comprove, utilizando a informação que mais lhe favorecer naquele momento. Ou seja, caso a declaração de imposto de renda apareçam renda que não estiver contemplada no seu contracheque, neste caso torna-se mais vantajosa. Se você é pessoa jurídica, utilize o Decore (declaração de rendimentos de pessoa jurídica).

Caso você tenha outros bens e rendas que não constem na sua declaração comprovada, jamais deixe de informar a sua administradora de cartões de crédito. Portanto, rendas com pensões, aluguéis, etc, poderão complementar a sua renda e servir como segurança às instituições financeiras.

Utilize o cartão para todas as suas despesas

Tente utilizar o seu cartão para todas as despesas possíveis. Utilize quase sempre todo o limite. Dessa forma, o banco ou administradora de cartão de crédito vai entender que você está precisando de mais limite, e pode inclusive oferecer. O Nubank funciona mais ou menos assim para aumentar o limite do seu cartão de crédito. Pagando em dia e utilizando completamente o seu limite todos os meses.

Pague a sua fatura em dia

Pode parecer uma besteira, mas pagar a sua fatura religiosamente em dia pode ajudar quando você tentar pleitear um aumento considerável no limite do seu cartão de crédito. É simples, com isso você será visto como um bom cliente, e que não deve trazer prejuízos para a instituição financeira. Entre as Fintechs, o Nubank também é um dos que mais consideram importante o pagamento em dia das faturas.

Antecipe seus pagamentos

Sempre que tiver condições, e inclusive para escapar dos juros, antecipe os seus pagamentos. Da mesma forma que pagar em dia as suas faturas, este procedimento vai ajudá-lo na questão de relacionamento com o banco ou administradora de cartão de crédito. Contudo, não é obrigatório, faça isso sempre que for possível, simplesmente isso.

Solicite aumento do limite a cada 6 meses

É muito importante não ficar tentando aumento do limite a toda hora. Aguarde pelo menos uns 6 meses e peça o aumento do limite. Caso tenha seguido todas as dicas até aqui, certamente você será contemplado nessa solicitação. Nesta e nas próximas, pois vale tentar até que consiga um bom limite de crédito.

Solicite um novo cartão de crédito

Talvez seja o momento de pedir um novo cartão de crédito. Com isso, no somatório você vai conseguir aumentar o seu limite. Com mais cartões, isso é possível de se conseguir com mais facilidade. Entretanto, tenha cuidado ao não extrapolar a sua alavancagem. Ademais, repense se é necessário reduzir o seu crédito para patamares mais próximos aos da sua renda.

Comprove que você possui cartões com limite maior

Tendo mais de um cartão de crédito, é fácil tentar um limite maior junto a outras administradoras de cartão. Se você mostrar quanto tem de limite ao seu gerente de determinado banco, é possível conseguir um limite inclusive maior do que no concorrente.

Considerações finais

Utilize sempre o crédito de maneira consciente e evite que ele se torne um grande problema na sua vida. Um limite muito grande pode aumentar o risco de um eventual descontrole financeiro. Portanto, analise o seu contexto atual, e pense muito bem antes de lutar por um aumento do limite de qualquer cartão de crédito.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe os nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.