Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Brasil deixa de fora 558 mil famílias que vivem na miséria

Na semana passada, começou o pagamento do benefício Auxílio Brasil para 14,5 milhões de famílias. No entanto, o total de benefícios não é o suficiente para atender nem as famílias em extrema pobreza, pois há 15,06 milhões de famílias nesta situação. Ou seja, são 558 mil famílias a mais do que os benefícios disponíveis. Até o mês de maio deste ano, o número de benefícios era maior do que o de miseráveis. Contudo, diante da crise e do aumento da pobreza, isso se inverteu em junho, e foi piorando mês a mês.

É provável que você goste também:

Auxílio Brasil de R$ 400 pode ser PERMANENTE, diz senador

Auxílio Brasil: cadastro de beneficiários será atualizado todos os meses

Data CONFIRMADA para liberação da solicitação do cartão Caixa TEM

Auxílio Brasil deixa de fora 558 mil famílias que vivem na miséria

Em suma, o número de famílias em extrema pobreza que não é atendido pode ser muito maior do que os 558 mil. Afinal, o programa se destina não apenas aos miseráveis, mas também aos pobres. Os miseráveis têm preferência de atendimentos e todos deveriam ser beneficiados, e só depois poderiam entrar os pobres.

Entretanto, o governo não divulga quantos de cada categoria estão atualmente no Auxílio Brasil. Sendo assim, é possível saber quantas das 15,06 milhões de famílias em extrema pobreza estão fora. Sendo assim, o número pode ser ainda maior.

Além do déficit crescente desde junho, o novo Auxílio Brasil começou a ser pago em novembro com uma diminuição de 148 mil beneficiários em relação ao último pagamento do antigo Bolsa Família, em outubro. Além das famílias na miséria, há outras 2,9 milhões de famílias estavam em situação de pobreza. Todas elas deveriam estar recebendo o benefício. Sendo assim, a fila de espera atualmente está em torno de 3,5 milhões de famílias.

Ademais, a promessa do ministro João Roma era de que o Auxílio Brasil ajudasse em torno de 17 milhões em outubro. Contudo, a promessa atual é alcançar este número em dezembro. Sendo assim, cerca de 2,5 milhões de famílias aguardam o ingresso no programa em uma fila de espera.

Por fim, vale destacar que, desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu o poder, o número de famílias em extrema pobreza inscritas no Cadastro Único aumentou 2,3 milhões.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com