Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

Auxílio Brasil deixa de fora 558 mil famílias que vivem na miséria

O AuxĂ­lio Brasil começou a ser pago em novembro com uma redução de 148 mil beneficiĂĄrios em relação ao Ășltimo pagamento do Bolsa FamĂ­lia.

Priscilla KinastPor Priscilla Kinast⏱ 3 min de leitura
Auxílio Brasil: valor de R$ 400 é confirmado até dezembro

Na semana passada, começou o pagamento do benefĂ­cio AuxĂ­lio Brasil para 14,5 milhĂ”es de famĂ­lias. No entanto, o total de benefĂ­cios nĂŁo Ă© o suficiente para atender nem as famĂ­lias em extrema pobreza, pois hĂĄ 15,06 milhĂ”es de famĂ­lias nesta situação. Ou seja, sĂŁo 558 mil famĂ­lias a mais do que os benefĂ­cios disponĂ­veis. AtĂ© o mĂȘs de maio deste ano, o nĂșmero de benefĂ­cios era maior do que o de miserĂĄveis. Contudo, diante da crise e do aumento da pobreza, isso se inverteu em junho, e foi piorando mĂȘs a mĂȘs.

É provĂĄvel que vocĂȘ goste tambĂ©m:

AuxĂ­lio Brasil de R$ 400 pode ser PERMANENTE, diz senador

AuxĂ­lio Brasil: cadastro de beneficiĂĄrios serĂĄ atualizado todos os meses

Data CONFIRMADA para liberação da solicitação do cartão Caixa TEM

Auxílio Brasil deixa de fora 558 mil famílias que vivem na miséria

Em suma, o nĂșmero de famĂ­lias em extrema pobreza que nĂŁo Ă© atendido pode ser muito maior do que os 558 mil. Afinal, o programa se destina nĂŁo apenas aos miserĂĄveis, mas tambĂ©m aos pobres. Os miserĂĄveis tĂȘm preferĂȘncia de atendimentos e todos deveriam ser beneficiados, e sĂł depois poderiam entrar os pobres.

Entretanto, o governo nĂŁo divulga quantos de cada categoria estĂŁo atualmente no AuxĂ­lio Brasil. Sendo assim, Ă© possĂ­vel saber quantas das 15,06 milhĂ”es de famĂ­lias em extrema pobreza estĂŁo fora. Sendo assim, o nĂșmero pode ser ainda maior.

AlĂ©m do dĂ©ficit crescente desde junho, o novo AuxĂ­lio Brasil começou a ser pago em novembro com uma diminuição de 148 mil beneficiĂĄrios em relação ao Ășltimo pagamento do antigo Bolsa FamĂ­lia, em outubro. AlĂ©m das famĂ­lias na misĂ©ria, hĂĄ outras 2,9 milhĂ”es de famĂ­lias estavam em situação de pobreza. Todas elas deveriam estar recebendo o benefĂ­cio. Sendo assim, a fila de espera atualmente estĂĄ em torno de 3,5 milhĂ”es de famĂ­lias.

Ademais, a promessa do ministro JoĂŁo Roma era de que o AuxĂ­lio Brasil ajudasse em torno de 17 milhĂ”es em outubro. Contudo, a promessa atual Ă© alcançar este nĂșmero em dezembro. Sendo assim, cerca de 2,5 milhĂ”es de famĂ­lias aguardam o ingresso no programa em uma fila de espera.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

Por fim, vale destacar que, desde que o presidente Jair Bolsonaro assumiu o poder, o nĂșmero de famĂ­lias em extrema pobreza inscritas no Cadastro Único aumentou 2,3 milhĂ”es.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

EntĂŁo nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, vocĂȘ vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartĂ”es de crĂ©dito, emprĂ©stimos, fintechs e matĂ©rias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com

Priscilla Kinast

Autor

Priscilla Kinast

Jornalista, apaixonada pelo mercado financeiro e pelas inovaçÔes tecnológicas. Registro Profissional: 0020361/RS

Topicos relacionados