Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio-doença do INSS: quando é possível pedir o benefício?

Confira os principais documentos para solicitação e quem poderá ter direito ao valor.

O auxílio-doença do INSS foi criado com o intuito de auxiliar milhares de trabalhadores que, por motivos de saúde, estão afastados do mercado de trabalho. Dessa forma, se você tem algum problema de saúde que te impede de exercer seu ofício, o INSS paga a você um salário temporário.

Sendo assim, o auxílio-doença é um tipo de benefício previdenciário. A diferença é que ele é pago apenas temporariamente, enquanto o trabalhador se recupera. Mas, para fazer o pedido do auxílio-doença, qual é o passo a passo? É o que veremos a seguir!

É provável que você também goste:

Saiba como aumentar o valor do benefício do INSS em 2022

INSS: Saiba quem vai receber a segunda parcela do 13º salário

INSS: como ter acesso à aposentadoria por tempo de contribuição?

Auxílio-doença do INSS: quando é possível pedir o benefício?

Então, vamos às regras para solicitar o auxílio-doença do INSS. Primeiramente, é preciso possuir pelo menos 12 contribuições mensais à Previdência Social. E, o trabalhador, é claro, deve estar incapacitado temporariamente para o trabalho.

Para comprovar isso, você deve apresentar laudos e consultas, explicando quais problemas de saúde impossibilitam o trabalho.

Além disso, você precisa estar afastado do trabalho há mais de 15 dias consecutivo, devido à mesma doença; ou estar afastado do trabalho há mais de 15 dias intercalado, em um prazo de 60 dias, por causa da mesma doença.

Também vale dizer que, no caso de doenças, existem algumas delas que autorizam o pagamento do auxílio-doença. Entre elas, estão cegueira, tuberculose, hanseníase, alienação mental, mal de Parkinson, Nefropatia grave, AIDS, Hepatopatia grave, entre outras.

Por fim, entre os documentos necessários para pedir o auxílio-doença do INSS, é preciso documentos de identificação, carteira de trabalho, laudos, exames e atestados médicos, e declaração assinada pelo empregador, informando a data do último dia trabalhado.

Se for o caso de acidente de trabalho, é preciso ter o CAT, comunicado de acidente de trabalho. Para fazer a solicitação, basta entrar no site Meu INSS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterInstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com