Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central aprova novas medidas para tornar o Pix mais seguro

Saiba mais sobre as novas regras do Pix.

0

Novas regras para transferências instantâneas começam a valer a partir do dia 16 de novembro. Essas mudanças foram anunciadas por meio de uma resolução publicada nesta quarta-feira (28) pelo Banco Central (BC). Os novos padrões foram estabelecidos sobretudo para evitar golpes envolvendo o Pix, algo que se tornou muito frequente nos últimos meses. Sendo assim, a ideia é que esses novas medidas ajudem a tornar o Pix muito mais seguro. Veja agora.

Novas normas para o Pix se tornar mais seguro

Pressionado por bancos e instituições financeiras, o Banco Central anunciou alterações que trazem mais segurança para os usuários do Pix. Conheça as principais normais.

Regras em vigor a partir de 16 de novembro

  • Cancelamento de transação em até 72h pela instituição, caso haja suspeita de fraudes;

O Banco Central informou que haverá uma análise minuciosa para evitar crimes de extorsão. Além disso, o recebedor será informado imediatamente sobre o cancelamento da transação.

  • Instituições serão responsabilizadas por falhas no Pix;

Caso seja comprovado que uma fraude ocorreu por falha no sistema de segurança do banco ou fintech, essa será devidamente responsabilizada. Afinal, as instituições devem ter mecanismos semelhantes aos do Banco Central.

  • Notificação de Infração Obrigatória;

A resolução exige que as instituições notifiquem eventuais irregularidades e compartilhem com os demais estabelecimentos financeiros, inclusive informações de consultas às chaves Pix. Por enquanto, esse procedimento é facultativo.

Alteração de limite do Pix a partir de 4 de outubro

Na semana passada, o Banco Central já havia informado sobre a implantação de limite nas transferências instantâneas. Sendo assim, nos horários entre 20h às 6h, só poderão ser realizadas transações via Pix com valores de até R$ 1.000.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

É só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -