Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central quer criar uma moeda digital semelhante à da China

Dentre os pontos em discussão, estão se a moeda vai ter remuneração e se será possível rastreá-la. 

0

Desde o ano passado, o Banco Central (BC) estuda como criar uma moeda digital, de forma a transformar o real brasileiro em uma moeda digital. Além do Brasil, a China também estreou nesta semana sua primeira moeda digital, a CBDC (Central Bank Digital Currency). Agora, o Brasil se espelha na China para lançar o real digital. 

É provável que você goste também:

Em uma semana, criptomoedas perderam US$ 600 bilhões em valor

BTG avança no terreno de agentes autônomos de investimentos

Banco Central prevê moeda digital até o fim de 2022

Banco Central quer criar uma moeda digital similar à da China

Antes de mais nada, é importante fazer uma diferenciação entre as moedas digitais e as criptomoedas. Na prática, as primeiras contam com gestão e garantia do Estado, funcionando, assim, como uma forma virtual da moeda que já existe. Como, por exemplo, é o caso da China, que lançou a sua primeira moeda digital nesta semana. Já as criptomoedas não possuem administração nem garantia por autoridades monetárias. Além disso, muitas vezes têm ideais especulativos. 

Em 2020, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, citou que o Brasil pode ter, em 2022, a liberação e implantação, do seu real digital. Dessa forma, para avançar nessa discussão, o BC criou o seu grupo de estudos em 2020. O presidente do BC já citou mais de uma vez que, dentre os pontos em discussão, estão se a moeda vai ter remuneração e se será possível rastreá-la. 

Além disso, o BC analisa se vai ser o único emissor e custodiante. Em abril, Campos Neto afirmou que a autoridade monetária estava próxima de apresentar novidades sobre a moeda digital. Ele cita ainda que criar uma moeda digital é um passo paralelo a um sistema financeiro “digitalizado, instantâneo, interoperável e aberto”.

Em suma, agora o Brasil pode acompanhar a experiência de implantação da moeda digital da segunda maior potência econômica do mundo. Vale citar que, além de pioneira na impressão do dinheiro físico, agora a China se torna número um mais uma vez, ao criar uma moeda digital.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Dmitri Kalvan / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...