Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central sugere que o Pix tenha limite de saques gratuitos por mês

A consulta pública do Banco Central sobre o tema vai até o dia 09 de junho de 2021.

0

Na última segunda-feira (10), o Banco Central (BC), iniciou uma consulta pública sobre novas funcionalidades do Pix. Conforme a proposta do BC, serão implementados dois novos recursos no Pix: Pix Saque e o Pix Troco. Além disso, o BC propõe um limite de saques gratuitos por mês.

É provável que você goste também

Pix Cobrança: nova função inicia nesta semana

73% dos brasileiros com smartphone, usa o sistema de pagamentos Pix

Já é possível transferir o dinheiro do Auxílio Emergencial 2021 através do Pix

Banco Central sugere que o Pix tenha limite de saques gratuitos por mês

O Pix é o sistema de pagamentos e transferências instantâneas do Banco Central. Esse sistema funciona 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.

A partir da nova alteração, todos os usuários desse sistema poderão fazer o Pix Saque o Pix Troco. Entretanto, o BC sugere criar um limite de saques gratuitos. Ou seja, até quatro operações por mês gratuitas nessas novas modalidades.

Dessa forma, “a partir da quinta transação, as instituições financeiras ou de pagamentos detentoras da conta do sacador poderão cobrar uma tarifa pela transação. Os sacadores não poderão ser cobrados diretamente pelos agentes de saque”, cita o BC.

Além disso, o BC vai criar o limite máximo que o brasileiro pode sacar por dia. Inicialmente, o limite é de R$ 500. A previsão, é que essa nova modalidade inicie em agosto de 2021.

A consulta pública do BC vai até o dia 09 de junho de 2021 e você pode acessá-la aqui.

Como vai funcionar?

De acordo com o Banco Central, o método do Pix Saque e Pix Troco vai ser parecido ao de um pagamento por meio do Pix. Por meio da leitura de um QR Code, o pagamento vai ser autenticado e transferido.

O BC explica que “a diferença é que, ao invés de receber um produto ou serviço em contrapartida, receberá o correspondente valor em dinheiro em espécie”.

Vale ressaltar, que os estabelecimentos comerciais e agentes de saque podem optar por ter essas modalidades de serviço ou não. Dessa forma, uma loja pode oferecer apenas um dos serviços ou ambos. Além disso, a loja pode definir dias e períodos em que vai oferecer o produto.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...