transações financeiras pelo WhatsApp

Banco do Brasil já permite fazer transações financeiras pelo WhatsApp. O BB anunciou, hoje (10), que adicionou a possibilidade dos clientes realizarem transferências bancárias, recarregar o celular e liberar o cartão de crédito. O chatbot estava sendo testado pelo banco, desde maio deste ano, e respondia perguntas simples, como saldo e extrato da conta corrente.

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Banco do Brasil já permite fazer transações financeiras pelo WhatsApp

A implementação da tecnologia, no entanto, foi feita há um ano e custou R$ 14 milhões ao banco. Ela é baseada no IBM Watson, sendo testada inicialmente com o Facebook Messenger. As perguntas são respondidas por um chatbot de forma imediata. A comunicação no WhatsApp pode ser feita com linguagem natural e as mensagens são criptografadas de ponta a ponta.

Como fazer transações financeiras pelo WhatsApp

Embora o atendimento ainda não esteja liberado para todos os clientes, o Banco do Brasil informa que o serviço está em expansão para uma base de 3 milhões de clientes.

Mas para fazer a transação, você precisa adicionar o número do banco à sua lista de contatos: (61) 4004-0001.

Em seguida, envie uma mensagem qualquer, você receberá uma resposta em que diz o seguinte:

“estamos em fase de testes com nossos funcionários e alguns clientes”. O banco também diz: “já anotamos o seu número de telefone como interessado em participar da próxima fase”.

As seguintes transações já estão disponíveis para os atuais usuários:

  • Transferências
  • Consulta de código IBAN (International Bank Account Number)
  • Recarga de celular
  • Liberação de cartão
  • Saldo de conta corrente
  • Extrato de conta corrente
  • Extrato de poupança
  • Saldo de poupança
  • Extrato de fundos de investimento
  • Rastreio de cartão
  • Fatura de cartão

Para dizer o que você deseja fazer, envie uma mensagem contendo o que você quer. Será necessário confirmar a sua identidade tocando no link enviado pelo atendimento. Informe a sua agência e conta, digite a senha e insira um código recebido por SMS ou notificação push. A confirmação da transação será enviada para você pelo próprio chatbot.

No entanto, o chatbot não substitui completamente outros canais. Por fim, o banco explicou que “se houver necessidade de atendimento humano, o cliente passará a ser atendido por um funcionário do BB”.

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Luiz Felipe Kessler

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas.

Fundador do Seu Crédito Digital e do Optclean Tecnologia.

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