Banco Neon sofre liquidação extrajudicial. O Banco Central decretou a liquidação por graves violações às normas legais e regulamentares que disciplinam a atividade da instituição”. O decreto da liquidação extrajudicial do Banco Neon S.A foi divulgado na manhã de hoje (4), por meio de nota. O Banco Neon tem sede em Belo Horizonte.

Leia mais:

Cadastro de novos clientes para o Banco Neon já está disponível.

FGC: Saiba o que é o Fundo Garantidor de Créditos.

Cartão de crédito Neon sem anuiadade é lançado pelo Banco Neon.

Banco Neon sofre Liquidação Extrajudicial, entenda:

O Banco Neon é uma empresa de pequeno porte e detém 0,0038% dos ativos do sistema bancário brasileiro. Ele está autorizado a operar como banco comercial e possui apenas uma agência bancária.

“O Banco Central está adotando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades, em observância às suas competências legais de supervisão do sistema financeiro”, informou o BC em nota. “Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição.”

Ainda segundo o BC, “as irregularidades encontradas no Banco Neon não estão relacionadas com a abertura e movimentação de conta digital ou com a emissão de cartões pré-pagos, objeto de acordo operacional com a empresa Neon Pagamentos S.A. para estruturação de plataforma de banco digital integrada com a gestão de contas de pagamento”.

Banco Neon terá que devolver o dinheiro dos correntistas

No entanto, o Banco Central esclareceu, por meio da assessoria de imprensa, que a Neon Pagamentos não foi submetida ao regime especial de liquidação. Sendo assim, como as operações da Neon Pagamento eram executadas pelo Banco Neon, os saldos serão bloqueados até que o liquidante realize os levantamentos para identificar titulares e valores a serem restituídos.

Fundo Garantidor de Crédito

O liquidante, segundo o BC, vai adotar “as providências necessárias para o levantamento dos saldos dos cartões pré-pagos para a devida restituição, bem como dos valores relativos às coberturas do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), com a celeridade possível”. Os demais credores, conforme o BC, serão informados pelo liquidante a respeito das providências para habilitação de seus créditos.

Confira o decreto da Liquidação Extrajudicial do Banco Central:

Obs: A imagem acima foi retirada do próprio site do Neon.

O que é Liquidação Extrajudicial?

É um tipo de regime especial em que trata de uma medida administrativa e tem caráter saneador. A Liquidação Extrajudicial é aplicada em empresas que operam no mercado supervisionado. Portanto trata-se de uma intervenção econômica estatal em uma empresa supervisionada. O intuito é de restabelecer suas finanças e satisfazer os seus credores.

Gostou da notícia?

Então nos siga no FacebookTwitter e Instagram para continuar acompanhando todos os artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.