Banco Original e PicPay iniciam testes para aderir ao sistema de pagamentos instantâneos PIX

0

O Original – primeiro banco no Brasil a proporcionar abertura de conta corrente 100% digital – iniciou os testes do sistema PIX. O PIX é um sistema de pagamentos instantâneos que deve ser lançado oficialmente no Brasil em novembro. Com essa novidade, o banco deseja lançar serviços inovadores, que acelerem a transformação digital do sistema financeiro brasileiro e simplifiquem a vida dos clientes.

É provável que você também goste:

Receita Federal investiga fraudes em restituições do Imposto de Renda

Flamengo lança conta digital e será forte concorrente do Nubank

Banco Original dá 10% a mais na restituição do Imposto de Renda para seus clientes

Entre os serviços inovadores baseados no sistema PIX, em parceria com a PicPay – maior carteira digital do País, controlada pelo Original –, o banco iniciou testes de ofertas digitais e instantâneas de cartões de múltiplas funções (crédito e débito), tanto na versão física como digital, para uma ampla base de detentores de contas na PicPay, que não necessariamente precisam ser correntistas do Original.

O Banco Original foi uma das instituições homologadas pelo Banco Central para realizar os testes do PIX. Além de soluções próprias, o Banco Original planeja oferecer sua plataforma de APIs (“Application Programming Interface”), já baseada no conceito de Open Banking. Sendo assim, outras empresas poderão usufruir da infraestrutura do Original como “Bank as a Service” (serviços bancários a serem oferecidos via plataformas digitais de parceiros) para desenvolver novas soluções financeiras e utilizar o sistema de pagamentos instantâneos.

De acordo com Raul Moreira, diretor-executivo de TI, Produtos, Open Banking e Operações do Banco Original, “esse lançamento está alinhado com o propósito do Original de trazer inovações para o sistema financeiro que simplifiquem e melhorem a relação dos consumidores com suas finanças e promova a inclusão financeira tão necessária no País neste momento. E ao construirmos um ecossistema de parceiros, que poderão acessar nossas APIs para criar serviços diferenciados, queremos acelerar esse processo, beneficiando os consumidores e gerando novos negócios para fintechs”.

Banco Central incluiu o Banco Original na lista de textos do sistema PIX

No último mês, o Banco Central incluiu o Original na lista de testes do PIX. Dessa forma, o banco passa a fazer parte oficialmente tanto dos testes de conexão aos sistemas de liquidação e armazenamento de dados, quanto à experiência do usuário final no aplicativo do banco com as primeiras transações já realizadas.

O PIX permitirá que transferências e pagamentos entre pessoas, empresas e governos de maneira muito mais simples e barata, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O serviço possibilitará ainda cobranças em estabelecimentos comerciais físicos por meio de QR Code.

Nessa etapa de testes, iniciada em junho, as instituições financeiras estão simulando todo o ciclo do processo, com a efetivação de transações entre bancos. Além disso, alguns clientes também serão selecionados para realizar simulações de transações entre pessoas (P2P – pessoa para pessoa). Os testes atuais incluem ainda os pagamentos por meio de QR Code e a integração de todo o sistema com o aplicativo do banco.

Testes não eram obrigatórios

“Mesmo sem termos a obrigatoriedade, optamos por aderir aos testes voluntários, pois entendemos que o PIX é uma forma de democratizar o acesso a serviços financeiros. Temos que acreditar que o novo sistema de Pagamento Instantâneo será mais uma importante ferramenta para auxiliar na inclusão dos cerca de 50 milhões de brasileiros que ainda não possuem soluções financeiras digitais que atendam suas necessidades básicas”, complementa Moreira.

O Original também visualiza que a oferta do sistema PIX não é conflitante com a continuidade da promoção da inclusão financeira, acesso ao crédito e ampliação do poder de compra dos consumidores por meio dos sistemas de cartões.

Conforme Moreira, “no futuro será plenamente possível combinar o melhor dos dois mundos (cartões e PIX). Isso, atrelado ao conceito de open banking, certamente permitirá a maximização da oferta de soluções financeiras para um público cada vez mais amplo; principalmente por meio de parcerias com as plataformas digitais desenvolvidas pelas fintechs”.

Sobre o Banco Original

O Banco Original possui mais de 3,5 milhões de clientes, tendo sido o primeiro banco no Brasil a permitir abertura de conta corrente 100% digital. Tem atuação nos segmentos varejo (pessoa física e empreendedores), empresas (pequenas, médias e grandes empresas) e fintechs (por meio da unidade Bank as a Service).

O aplicativo Banco Original, o mais completo entre os digitais, está disponível tanto para iOS como também para Android. Esse app permite a solicitação de abertura de conta e sua plena movimentação (pagamentos, transferências, empréstimos, investimentos, entre outros).

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem destacada: rafapress / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais