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Bancos oferecem prorrogação de pagamento de empréstimos durante a pandemia do coronavírus

Em tempos de pandemia de coronavírus (COVID-19), quando é preciso manter o isolamento social e vemos trabalhadores com a renda reduzida, alguns bancos adotaram medidas para facilitar e vida do consumidor e reduzir prejuízos para aqueles que não conseguem pagar suas dívidas. Em geral, as ações possibilitam principalmente a prorrogação do pagamento de empréstimos de crédito pessoal. No entanto, há outras ações sendo tomadas.

Confira algumas das medidas oferecidas pelos bancos para te ajudar durante a pandemia da COVID-19.

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Bancos Tradicionais

Os cinco maiores bancos do país (Caixa, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil) prorrogarão, por 60 dias, os vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados. Essa medida de prorrogação de pagamento atende a uma solicitação do Banco Central.

Banco do Brasil:

Segundo a instituição, as parcelas não ficarão acumuladas quando a medida for adotada pelo usuário. O BB também disponibiliza a seus clientes linha para parcelamento do saldo devedor do cheque especial.

Itaú:

Para o empréstimo pessoal, o banco permite postergar o vencimento da próxima parcela com a assinatura do Itaú Crédito Sob Medida. Quem já aderiu o Sob Medida pode alterar o vencimento da próxima parcela em 60 dias a partir da data original de pagamento.

Santander:

A medida de prorrogação do pagamento em 60 dias é válida principalmente para algumas linhas de crédito pessoal. Além da prorrogação, o Santander aumentou em 10% os limites dos cartões de crédito dos clientes que estão como as faturas em dia.

Bradesco:

Oferece os 60 dias de prorrogação para algumas linhas de crédito pessoal e, também, parcelamento do cheque especial. Para pessoa jurídica, o adiamento do pagamento funciona para serviços como capital de giro sem garantia ou giro fácil, por exemplo.

Caixa Econômica Federal:

Além da prorrogação dos pagamentos, o banco reduziu a taxa de juros nas linhas de crédito pessoal e em alguns serviços para pessoa jurídica voltadas às micro e pequenas empresas. Além disso, o banco também oferece linhas de crédito especiais, com até seis meses de carência, para empresas que atuam nos setores de comércio e prestação de serviços, entre outras medidas.

Bancos Digitais

Nubank:

A empresa afirma ter diferentes medidas para contribuir com seus clientes, verificando os casos individualmente. Dessa forma, uma das principais foi o anúncio de uma verba de R$20 milhões para apoiar os clientes. Este valor será disponibilizado para auxílio médico e para alimentação e transporte, entre outros. Além disso, as medidas personalizadas incluem alteração das taxas de juros e datas de pagamento de faturas do cartão de crédito, por exemplo. Tudo pode ser solicitado pelo app do Nubank.

Banco Inter:

O Banco Inter adotou algumas medidas para contribuir com o usuário, sendo a principal delas a o aumento do prazo para pagamento das faturas de cartão de crédito dos clientes com limite de até 4 mil reais e que estiverem em dia com as faturas vencidas até 04/04/2020. Sendo assim, eles terão até 60 dias para pagar, sem cobrança de juros e outras taxas.

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Imagem: Vergani Fotografia, via Shutterstock.