Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos recebem aviso e terão que explicar falhas no Pix

Ocorreram falhas no Pix e as operações não eram concluídas. Com isso, o dinheiro saia da conta, mas não chegava ao destino.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

No início do mês de agosto, o Ministério da Justiça notificou os bancos Santander, Nubank e Inter, por falhas no Pix. Em suma, os clientes denunciaram os problemas e os bancos tiveram 10 dias para prestarem esclarecimentos à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) sobre o que ocorreu.

De acordo com os clientes dos bancos, o Pix apresentou uma demora na conclusão das operações. Em algumas situações, o serviço até ficou indisponível. O transtorno foi ainda maior por se tratar da data na qual muitas pessoas recebem os salários e tiram o dia para pagar as suas contas.

Bancos recebem notificação para explicar falhas no Pix

Em suma, os usuários reclamaram da dificuldade em concluir as transações através dos aplicativos dos bancos. Eles relataram que as transações iniciavam, porém ocorriam falhas no Pix, e assim, a operação não era concluída. Com isso, o dinheiro saia da conta, entretanto, não chegava ao destino.

Logo, isso gerou muitas dúvidas e preocupações. Os usuários da modalidade de pagamento correram à internet na busca de casos parecidos, orientações e também para registrar o problema. O Ministério da Justiça entrou na história e explicou que as falhas no Pix podem resultar na responsabilização dos bancos pelos danos causados aos usuários.

No último dia 05, a queixa principal foi quanto ao Santander, Nubank e Inter. Os 3 bancos, como os fornecedores do serviço, podem ser responsabilizados e vão ter que compensar os clientes. Em resposta às falhas no Pix, os bancos responderam as dúvidas do Valor Invest.

De acordo com o portal, o Nubank disse que o episódio foi solucionado no mesmo dia. Enquanto isso, o Inter disse que o Pix ficou instável e que logo houve a correção do problema. Ao Exame Invest, o Santander disse que a instabilidade foi pontual.