Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos podem SUSPENDER parcelas do crédito consignado durante a pandemia

Os bancos estão estudando uma maneira de suspender temporariamente a cobrança das parcelas do crédito consignado, como já vem sendo feito nos empréstimos pessoais e financiamentos imobiliários de bancos como a Caixa Econômica Federal. Essa medida tem o objetivo de dar um alívio financeiro aos brasileiros que têm operações de crédito em aberto ao longo da pandemia do coronavírus.

É provável que você também goste:

Bancos leiloam online mais de 200 imóveis com descontos de até 62%

Confira 5 dicas para ser produtivo no home office durante a pandemia de coronavírus

Linha de crédito do Mercado Pago de R$ 600 milhões ajudará pequenos negócios

Bancos podem SUSPENDER parcelas do crédito consignado durante a pandemia

“Estamos tentando estender a prorrogação das outras linhas para o crédito consignado. Estamos estudando dar uma carência ao consignado”, explicou o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, em videoconferência realizada na última segunda-feira (13) para tratar das medidas adotadas pelo setor bancário diante da crise da Covid-19.

Ademais, ele também argumenta que a carência do consignado ainda não foi implementada somente em virtude de problemas operacionais. Ou seja, diferente do que acontece com as outras linhas de crédito, o consignado é descontado automaticamente do salário ou da aposentadoria dos brasileiros.

“Estamos buscando ultrapassar os problemas operacionais, porque o consignado envolve milhares de municípios, empresas e estados que processam a folha de pagamento [dos nossos clientes]”, disse Sidney.

Entretanto, o presidente da Febraban não deu uma previsão de quando os bancos podem chegar a uma solução para essa questão. Todavia, destacou a importância da medida. Ele explicou que, atualmente, o crédito consignado representa mais de 1/3 de todo o crédito livre que é oferecido à pessoa física no Brasil, já que possui uma das menores taxas de juros do mercado de crédito brasileiro.

Projeto suspende cobrança do crédito consignado de servidores

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1.785/2020 que suspende por 120 dias (ao longo do estado da calamidade pública por conta da pandemia do novo coronavírus) o desconto das parcelas de empréstimos consignados dos servidores públicos.

A proposta, do deputado federal Wladimir Garotinho (PSD-RJ), contempla todos os servidores dos três Poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário) e das três esferas: federal, estadual e municipal.

Todavia, o texto está na Mesa Diretora e ainda não tem data para ser votado no plenário virtual. O objetivo é ajudar o funcionalismo a manter as contas em dia durante a crise. A proposta determina ainda que os valores suspensos deverão ser renegociados pelas instituições financeiras em até 12 parcelas, sem a incidência de juros, taxas ou correções.

“Muitos têm grande percentual do seu salário comprometido nesse tipo de empréstimo. É um momento difícil, onde a prioridade é alimentação e saúde. É importante ampliar o poder de compra dos servidores, o que, indiretamente, vai refletir em outros setores da economia”, foi o que argumentou Wladimir Garotinho.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Renato P Castilho via shutterstock