Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BC libera compras através do WhatsApp com a bandeira Visa

Entenda como funcionarão as compras por meio do WhatsApp com a bandeira Visa liberadas pelo BC e saiba qual o objetivo do recurso.

Na última sexta-feira (18), o BC (Banco Central) autorizou uma mudança no regulamento dos arranjos de pagamento da Visa. Assim, a partir dessa liberação a empresa dá um passo para iniciar a implementação de pagamentos para empresas no WhatsApp Pay. 

Desse modo, esse novo recurso permitirá que os consumidores façam compras de empresas diretamente no aplicativo de mensagens usando um cartão Visa. 

Compras pelo WhatsApp

Primeiramente, esse recurso foi lançado em março do ano passado e desde então é possível fazer transferências de valores. Desse modo, essa autorização que a Visa conseguiu é em relação à versão entre pessoas e empresas. 

Com o funcionamento desta novidade, será possível fazer transações de compra em território nacional com o cartão de crédito, débito e pré-pago. Assim, em nota, o BC destacou que essa autorização é somente uma das estampas que estão por vir para a liberação do Facebook Pay no caso dos arranjos de compra. 

“O programa continua sobrestado até que outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento, tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas em sua implementação”, afirmou o BC em comunicado. 

Visa

Já a Visa afirmou que tem trabalhado nos testes do serviço de pagamentos de pessoas para empresas no WhatsApp, juntamente com os emissores e credenciadores participantes. 

“Os testes vão comprovar a eficiência e a segurança da solução que prioriza a experiência do usuário e do estabelecimento comercial”, afirmou a Visa. 

Assim, ao trocar mensagens com uma empresa no WhatsApp o consumidor pode escolher o produto desejado, colocá-lo no carrinho e enviar para empresa, que por sua vez finaliza o processo em sua plataforma. 

Portanto, o objetivo é que com o recurso entre pessoas e empresas, o próprio estabelecimento feche a compra usando somente o WhatsApp. 

Como fazer a compra?

Veja um print da Meta de como funciona essa ferramenta: 

Imagem de compra pelo WhatsApp com bandeira visa liberada pelo BC
Reprodução/Meta

Imagem: rafapress/ Shutterstock.com