Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Black Friday no Brasil vai ACABAR? Entenda o que pode acontecer

A Black Friday está com os dias contados, e vai acabar! Mudanças no comportamento do consumidor indicam o fim do evento. Saiba mais!

A Black Friday que você conhece vai acabar. Nos próximos anos, um dos maiores eventos de vendas e comércio do Brasil sofrerá algumas modificações. Dessa forma, deve deixar de ser um evento focado em mega promoções e competitividade de mercado. Um dos principais motivos para realizar a mudança na Black Friday é justamente pelo acúmulo de datas promocionais na mesma época e ao longo do ano. 

Nesse sentido, tanto na China quanto nos Estados Unidos, notou-se o movimento da Black Friday deixando de ser um dia único para grandes descontos. Dessa forma, para o consumidor isso reflete que não há mais a necessidade de aguardar exclusivamente a Black Friday para adquirir um produto com desconto.

Black Friday vai acabar e a culpa é do consumidor?

Os consumidores estão mais propensos a questionar a legitimidade de grandes descontos, buscando transparência e avaliando se a compra realmente proporciona valor. A crescente desconfiança é alimentada por experiências passadas e pela prevalência de golpes e fraudes associados às compras durante essa data.

Por isso, surgiu a nova demanda de confiabilidade entre o consumidor e o produto em oferta. Entretanto, outros descontos estão ditando os passos do mercado, como frete grátis, prazo de entrega, qualidade do atendimento e excelência na experiência de compra.

O que vai mudar?

A Black Friday convencional vai acabar e isso trará novas mudanças no cenário. Diante dos desafios atuais, os varejistas estão revendo suas estratégias e se adaptando às mudanças no comportamento do consumidor observadas nos últimos anos, buscando preservar a rentabilidade em uma realidade onde a Black Friday não é tão grandiosa assim.

Assim, mesmo com as dificuldades deste ano, a Black Friday de 2023 pode sinalizar a direção futura desse evento no país, indicando uma transformação nas abordagens e prioridades do varejo. Como exemplo, a Amazon, que está focando em entrega rápida, com prazos de até dois dias, abrangendo todas as regiões do país.

Imagem: marcelokimura / shutterstock.com