Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsonaro barra imposto sobre compra em aplicativos, como Shopee e Shein

No último sábado (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) negou que assinará medidas que criem impostos para compras online efetuadas de fornecedores estrangeiros.

“Não assinarei nenhuma MP (Medida Provisória) para taxar compras por aplicativos como Shopee, AliExpress, Shein, etc. como grande parte da mídia vem divulgando”, escreveu Bolsonaro no Twitter.

É provável que você também goste:

Shopee é autorizada pelo Banco Central a atuar como instituição financeira

O que Bolsonaro não considerou sobre o preço da picanha no Canadá?

Bolsonaro contraria Guedes

Embora Bolsonaro tenha afirmado em seu Twitter que não pretende taxar compras por aplicativos, Paulo Guedes, seu ministro da Economia, afirma que o DigiTax (imposto para compras digitais) será uma saída para “equalizar o jogo”.

O presidente acrescentou no tuíte que a saída para as possíveis irregularidades nesse serviço e também em outros, é a fiscalização e não o aumento de impostos.

Durante o seminário “Perspectivas econômicas do Brasil”, promovido pela Arko Advice e o Traders Club, na última quinta (19), Paulo Guedes foi indagado sobre o tema e recebeu o relato que um vestido que é vendido por empresas como estas custa US$ 10,00, enquanto produtos equivalentes feitos no Brasil, o valor é de cerca de R$ 300,00.

O ministro explicou que sua equipe está empenhada no desenvolvimento de um imposto digital junto à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

“Nosso time está trabalhando em digitax com a OCDE”, disse. “A China é capitalismo selvagem. Está praticando Adam Smith: passa por baixa da aduana, isso é século XVIII, não tem salário mínimo lá”, destacou Guedes.

De acordo com Guedes, há mesmo um “camelódromo virtual” e é “maciço”.

“Tem todo tipo de fraude lá, mas queremos que a regra do jogo seja igual para todo mundo. É uma fraude porque falsifica o valor do bem. Tem algo acontecendo e temos que olhar. Acho que estamos entrando no mundo digital cada vez mais”, enfatizou o ministro.

Segundo o ministro, a saída seria a instauração do DigiTax para equilibrar o jogo.

“Não sei como será feito. Tem países querendo jogar imposto muito alto. Vamos ter que entrar nisso”, disse. De acordo com Guedes, os governos devem atuar de maneira nivelada.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: BW Press / Shutterstock.com