Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsonaro fala em revisão do teto de gastos, mas só após eleições

Intenção foi revelada em entrevista a rádio de Mato Grosso.

0

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, na última sexta-feira (29), que pretende rever as regras do teto de gastos. Mas só após as eleições. Assim, em entrevista a uma rádio de Mato Grosso, Bolsonaro voltou a criticar as regras fiscais atuais.

“No ano passado, nós tivemos um excesso de arrecadação, de arrecadação a mais, na casa dos R$ 300 bilhões. Você não pode usar um centavo disso na infraestrutura, dada a emenda constitucional do teto lá atrás”, afirmou. Então, para saber mais, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Bolsonaro diz que vai criar um Pix e finaliza: “se eu pedir, o pessoal bota?”

O governo vai liberar o 13º salário do Auxílio Brasil em 2022?

Bolsonaro fala em revisão do teto de gastos, mas só após eleições

Dessa forma, segundo Bolsonaro, a revisão da questão do teto de gastos é uma preocupação para depois das eleições. Nesse caso, apenas se ele seguisse no cargo, o que os eleitores decidirão em outubro. Aprovado em 2016 durante a gestão do ex-presidente Michel Temer, o teto de gastos já gerou muita controvérsia.

Assim, segundo a Emenda, que passou a valer mesmo em 2017, estaria previsto um limite de aumento de gastos para o governo atrelado ao aumento da inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Com isso, a União só poderia ajustar o orçamento disponível para gastos em um ano levando em consideração a inflação do ano anterior.

Contudo, apesar de na época em que foi criado ter sido considerado uma “âncora” fiscal para o país, muita gente acredita que a regra deve ser alterada. E não apenas Bolsonaro. Os outros dois principais pré-candidatos à presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e Ciro Gomes (PDT), também defendem a alteração da regra.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ettore chiereguini / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar