Conforme pesquisa realizada pela Serasa Consumidor, quase 1/3 dos brasileiros pretende fazer um empréstimo ou financiamento nos próximos 6 meses. A pesquisa, que foi realizada online e recebeu quase 3000 respostas, encontrou diversos dados interessantes, que apresentaremos nessa matéria.

É provável que você também goste:

Frente Corretora lança inteligência artificial que ajuda nas operações de câmbio

FGTS dá mais opções de empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa em 2020.

Empréstimo para negativados com juros baixos do Banco do Brasil é fácil

Quase 1/3 dos brasileiros pretende fazer empréstimo nos próximos 6 meses

Desse total de pessoas que pretende fazer empréstimo nos próximos 6 meses, a maioria (59%) querem pagar dívidas. Já 31% desejam realizar um sonho e 10% pretendem quitar uma despesa extra. Quanto ao motivo da dívida, 75% dos respondentes afirmam estar endividados por motivo de desemprego ou por algum problema inesperado. Já 18% admitem falta de controle financeiro e 7% afirmam terem feito compras por impulso.

Em relação aos sonhos, eles variam muito de entrevistado para entrevistado. Comprar um carro foi o mais citado (28%), pouco à frente de montar um negócio (26%). Além disso, a moradia também é uma grande preocupação dos brasileiros, visto que comprar (16%) ou reformar (12%) uma casa foi outro sonho bastante citado. Segundo Pedro Dias Lopes, gerente do Serasa Limpa Nome, a vontade de realizar sonhos e empreender seria um sinal de melhora na economia.

Surpreendentemente, boa parte dos entrevistados pretende quitar o empréstimo em pouco tempo. 12% responderam que pretendem quitar a dívida em menos de 6 meses, enquanto 26% planejam quitá-la entre 7 meses e 1 ano. Os demais 62% esperam quitá-la em mais de 1 ano. Para o gerente do Serasa Limpa Nome, esses dados mostram uma maior conscientização dos consumidores.

Por fim, a pesquisa revelou que 67% dos entrevistados já contratou ou contrataria empréstimo via plataforma digital.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Basicdog, via Shutterstock.