Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros recebem PÉSSIMA notícia dos economistas sobre futuro dos juros

Confira aqui projeções realizadas nesta semana sobre o futuro dos juros no país e outros dados econômicos importantes!

Recentemente, houve um reajuste nas perspectivas econômicas brasileiras para o futuro dos juros. Desse modo, houve destaque para a taxa de juros básica, a Selic, para os anos de 2024 e 2025. De acordo com o boletim Focus divulgado em 30 de outubro, economistas consultados pelo Banco Central elevaram as projeções, aumentando em 0,25 pontos percentuais os índices desses anos.

Sendo assim, essa alteração marca a primeira revisão após 11 semanas de estabilidade nas expectativas. Nesse sentido, as projeções apontam para um aumento na Selic para 2024, indo de 9% para 9,25%, e para 2025, de 8,5% para 8,75%. Ademais, vale destacar que as previsões do futuro dos juros para 2023 (11,75%) e 2026 (8,5%) permaneceram inalteradas.

Mudança no futuro dos juros

Dois cubos de madeira com símbolo de percentual de setas em vermelho e verde, simbolizando as taxas de juros
Imagem: Jo Panuwat D / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Essa mudança nas perspectivas está fortemente ligada à crescente incerteza fiscal no cenário brasileiro. Nesse contexto, o aumento dessa incerteza foi impulsionado por declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mencionou a possibilidade de flexibilizar a meta das contas públicas para o próximo ano.

Essa postura diverge da posição do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que vinha defendendo a eliminação do déficit das contas públicas em 2024. Logo, essa incerteza fiscal levou o mercado financeiro a reavaliar a probabilidade de cortes nas taxas de juros durante o ciclo da Selic.

Além disso, os economistas também enxergam desafios no cenário internacional. A curto prazo, espera-se que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central mantenha sua estratégia e promova um novo corte de 0,5 ponto percentual na Selic, elevando a taxa para 12,25% ao ano.

Más notícias na inflação

Outra observação relevante no boletim Focus foi uma leve redução na previsão da inflação para este ano, juntamente com um aumento das expectativas para 2024. Isso porque a expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2023 é de 4,63%, uma diminuição de 0,02 ponto percentual em relação à semana anterior. Para 2024, a projeção foi ajustada de 3,87% para 3,90%.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), as expectativas para 2023 tiveram uma pequena redução, passando de 2,90% para 2,89%. Isso enquanto as previsões para os anos subsequentes permaneceram em 1,5% para 2024, 1,9% para 2025 e 2% para 2026.

Veja também:

Santander fará grande pagamento no próximo dia 13; veja se vai cair na sua conta

Em resumo, as recentes mudanças nas projeções econômicas sinalizam um ambiente desafiador para a economia brasileira, com o potencial de aumento das taxas de juros para o futuro.

Imagem: SewCreamStudio / shutterstock.com