Entenda por que o Cadastro Positivo ajuda quem está negativado. O Cadastro Positivo é um banco de dados em que ficam registrados os compromissos financeiros e de pagamentos relacionados às operações de crédito e obrigações de pagamento liquidadas ou em andamento pelos consumidores, sejam pessoa física ou jurídica. Assim, o consumidor que está cadastrado pode ser acompanhado pelo histórico de pagamento que efetua, o que torna o processo de concessão de crédito mais completo.

É provável que você também goste:

Itaú fechou quase 400 agências em 2019, o plano é seguir fechando mais em 2020?

STF marca data de julgamento para definir correção do FGTS.

Por que o limite pré-aprovado do empréstimo Nubank é removido com frequência?

Novo Cadastro Positivo ajuda quem está negativado

Caso você esteja negativado, significa que a sua situação financeira está complicada. No entanto, um cartão de crédito ou empréstimo pode lhe ajudar a sair disso.

Ajuda mesmo?

O Novo Cadastro Positivo pode ajudar porque ele permite que as instituições financeiras que concedem crédito verifiquem todos os seus pagamentos. Antes, só era possível ver o cadastro negativo, ou seja, tudo que não foi pago.

Ou seja, quem está negativado terá uma oportunidade de conseguir crédito no mercado caso esteja pagando todas suas contas em dia. Além disso, tendo o crédito, poderá quitar suas dívidas e sair da negativação.

Portanto, ao deixar as informações do seu currículo financeiro mais próximas da realidade, os bancos conseguirão acessar mais dados e poderão decidir quais condições de crédito podem dar para você.

Cadastro Positivo dá acesso a ofertas mais justas de crédito

Alguém desavisado pode achar que o Cadastro Positivo serve apenas para quem oferece crédito, no entanto, o grande objetivo é servir como seu currículo financeiro. Ou seja, ele vai destacar todas as vezes em que você pagou suas contas em dia.

Até porque atrasar apenas um boleto não quer dizer muita coisa né? Ou seja, não necessariamente significa que você é um mau pagador. Portanto, o Cadastro Positivo veio para mostrar os seus pagamentos com muito mais detalhes.

Assim, o seu histórico financeiro é mostrado de maneira mais justa e as ofertas de crédito que você receberá automaticamente também serão mais justas.

Considerações Finais

Caso você esteja pagando tudo em dia, mas está negativado por uma dívida antiga, e consiga crédito no mercado, é imprescindível que você se organize financeiramente e quite a dívida que esteja negativando o seu nome. Além disso, procure também pagar até mesmo as dívidas que já se passaram cinco anos e caducaram. Isso porque mesmo que a empresa não possa lhe cobrar mais, o registro daquela dívida fica ainda.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.