Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa disponibiliza canal de denúncia para ocupação irregular de imóveis do Minha Casa, Minha Vida

A Caixa Econômica lançou um canal de denúncias para combater ocupação ilegal de imóveis do Minha Casa, Minha Vida. Saiba mais!

Em uma tentativa de combater a ocupação irregular de imóveis subsidiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, a Caixa Econômica Federal anunciou a criação de um canal exclusivo para denúncias. Dessa forma, o método visa aprimorar a fiscalização dos imóveis de faixa 1, que correspondem àqueles financiados com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

A ocupação irregular de tais imóveis é uma questão preocupante para o banco. A irregularidade inclui situações como aluguel, empréstimo, venda, comodato, invasão de unidades ociosas, abandono de imóvel e destinação diferente do uso residencial destinado à família beneficiada pelo programa. Continue a leitura!

Saiba como realizar a denúncia pelo canal criado pela Caixa

Fachada de uma unidade da Caixa Econômica Federal.
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

Para o registro das denúncias, qualquer cidadão pode se utilizar do canal disponibilizado pela instituição financeira. Assim, a Caixa disponibilizou um número de telefone para esta finalidade: 0800-726-0101. O atendimento pelo número em questão encontra-se disponível todos os dias da semana, 24 horas.

Entretanto, vale ressaltar que determinados casos não se encaixam como desvio de finalidade pelo banco. Entre estes exemplos, destaca-se a utilização simultânea do imóvel para residência do beneficiário e de sua família e para fins comerciais.

Consequências dos desvios de finalidade

Ademais, os desvios de finalidade em relação à ocupação dos imóveis financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida podem trazer sérias consequências para os beneficiários. Entre as penalidades aplicáveis, consta a possibilidade de perda do imóvel.

Por este motivo, portanto, é imprescindível que as regras do programa sejam seguidas e a utilização do imóvel ocorra de formata adequada. Em caso de dúvidas, os beneficiários podem procurar orientação junto ao banco.

Veja também:

Bolsa Família: nova prioridade de pagamento está em vista; confira

Este canal de denúncias pode ser um instrumento de extrema relevância no combate às ocupações irregulares e ao desvio de finalidade na utilização dos imóveis financiados pelo programa. Desta forma, a Caixa visa aprimorar a fiscalização e assegurar que os imóveis tenham como destino o uso das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com