Nas últimas semanas, a Caixa Econômica Federal intensificou algumas ações para evitar que aconteçam fraudes com o auxílio emergencial. Uma delas, foi o bloqueio de um grande número de contas, exigindo a presença física do usuário em uma agência da Caixa Econômica Federal, mesmo em época de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, existem algumas formas de driblar essa necessidade, especialmente para pessoas com idade avançada e com problemas de locomoção, ou simplesmente pela dificuldade de ter um tempo ou receio pelo contágio com Covid-19. Caixa Tem bloqueado? Confira 2 maneiras para evitar se deslocar até uma agência, com filas gigantescas e aglomerações de pessoas.

É provável que você também goste:

Com Selic a 2%, quanto rende R$ 1 mil na poupança e na conta do Nubank?

Todos os aposentados poderão ter direito a adicional de 25% do INSS

Valor do auxílio emergencial tem prazo para ficar na conta. Saiba quanto tempo você pode demorar para usar o benefício

Caixa Tem bloqueado? Como evitar ir à agência para desbloqueio do App

Primeiramente, cabe ressaltar que você pode ser impedido de acessar o Caixa Tem por dois motivos: a suspensão do acesso, com desbloqueio pelo próprio App, ou pelo bloqueio de acesso, exigindo que vá pessoalmente a uma agência da Caixa.

Suspensão do acesso

Se você acessou o aplicativo, mas está suspenso por falta de documentação, acesse a função LIBERAR ACESSO dentro do aplicativo CAIXA Tem. Neste caso, você não precisa ir à agência para regularizar seu acesso. Os documentos podem ser enviados através do próprio aplicativo.

Atenção: somente o link repassado dentro do próprio aplicativo CAIXA Tem é confiável para o envio de documentos pessoais. Não confie em links divulgados na Internet.

Bloqueio de acesso

Se, ao tentar acessar o aplicativo CAIXA Tem, você recebeu uma mensagem para regularizar o seu acesso, vá pessoalmente a uma agência com um documento de identidade com foto seguindo o calendário abaixo.

Consulte o calendário antes de ir à agência:

  • Janeiro, Fevereiro e Março – desbloqueio até 24/7;
  • Abril e Maio – desbloqueio de ​27 a 31/07;
  • ​Junho e Julho – desbloqueio de ​03 a 07/08;
  • Agosto, Setembro e Outubro – desbloqueio de 10 a 14/08;
  • Novembro e Dezembro – desbloqueio de ​17 a 21/08.

​Como evitar se deslocar até uma agência para desbloquear o Caixa Tem

A Caixa Econômica Federal esclarece que em casos de problemas de saúde, a Poupança Social Digital pode ser desbloqueada e movimentada por procuração ou por alvará judicial, uma ordem expedida por um juiz.

​Procuração

Para fazer uma procuração, basta você ir a um cartório e nomear alguém de sua confiança que estará autorizado a agir em seu nome e até mesmo assinar documentos, em determinadas situações em que não possa estar presente.

É possível optar por uma procuração por instrumento púbico ou por instrumento particular. Saiba o que significa cada uma delas, logo a seguir.

​Procuração por instrumento público

Procuração elaborada e registrada em cartório, dotada de fé pública, expedida para qualquer cidadão e obrigatória para quando uma das partes (outorgante ou outorgado) for analfabeta ou impossibilitada de assinar.

​Procuração por instrumento particular

Procuração particular é elaborada pela própria pessoa que vai assinar e que outorga poderes ao seu procurador. O tabelião reconhece a firma do outorgante, com a finalidade de dar segurança para aquela pessoa que exige a procuração. Essa procuração é utilizada para a prática de atos nos quais a lei não exige escritura pública.

Enfim, gostou da nossa matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Fonte: CEF, INSS, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Imagem: Pri Fotos via shutterstock

Sobre o Autor

Eduardo Mendes

Cofundador

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. CoFundador do site Seu Crédito Digital.

Ver todos os artigos