Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carência estendida do FIES pode ser negada?

O benefício “Carência estendida” do Fies pode ser negado em algumas situações. Veja os cenários onde isso pode acontecer.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa oferecido pelo Ministério da Educação (MEC), que permite que através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes possam solicitar um financiamento das mensalidades de universidades privadas.

O fundo pode garantir o financiamento de até 100% do valor dos encargos cobrados pelas universidades, dependerá da renda familiar mensal do estudante e o comprometimento da mesma com o pagamento da mensalidade. 

Fase de carência 

Após a conclusão do curso, existe a fase de carência do Fies, nela o estudante terá 18 meses para reorganizar seu orçamento. Neste tempo, ele pagará, de três em três meses, no máximo R$ 150,00 que dizem respeito aos juros incidentes sobre o financiamento. 

Até o ano de 2017 esse período era fixo, porém, a partir de 2018 mudou. Quem teve acesso ao Fies até o segundo semestre de 2017 deve pagar o parcelamento em até 18 meses depois de ter se formado. Em 2018 houve uma mudança, novos contratos começam a pagar o financiamento assim que concluírem o curso. 

Existe uma maneira de estender a carência, porém a solicitação pode ser negada

Carência estendida

A carência estendida é o benefício que pode suspender o pagamento das parcelas de amortização do Fies ao longo do curso de Residência Médica. O benefício permite a extensão do prazo de carência dos contratos para médicos que estão na residência em áreas prioritárias que são definidas pelo Ministério da Saúde. 

Quem pode solicitar?

Médicos residentes que são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (que possuam a matrícula ativa) que cursam uma das 19 especialidades prioritárias de acordo com o Ministério da Saúde e estão adimplentes com o Fies desde a data de solicitação até o contrato na fase de carência.

Em que situações a carência estendida pode ser negada?

A solicitação da carência estendida pode não ser aceita quando: 

  • Não for solicitada no prazo 

De acordo com a normativa n.º 7/2013, a entrega da solicitação da carência precisa ser feita nos mesmos 18 meses. 

  • Etapa de cirurgia básica

Cirurgia básica é o período da formação de estudantes de medicina na área cirúrgica. Médicos que estiverem nessa etapa têm direito a carência estendida. 

  • Contrato do Fies não foi encontrado na base de dados

Um erro muito comum de acontecer no site do FIESMED, ele acaba impedindo a solicitação da carência pelos médicos residentes. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.