O Carnaval está chegando – para alguns, já começou – e nesta hora alguns serviços podem ser extremamente úteis para aproveitar a folia com mais comodidade e segurança. Um desses recursos é a tecnologia de pagamentos contactless, também conhecida como NFC (Near Field Communication), uma das mais recentes alternativas de pagamento no Brasil.

É provável que você também goste:

7 canais no YouTube sobre finanças para você seguir

Volta às aulas 2020: como economizar na compra do material escolar

SPC Brasil libera monitoramento GRÁTIS do CPF no Carnaval. Saiba como ativar!

Com o contactless, é possível fazer e receber pagamentos apenas aproximando o celular de um leitor móvel de cartão, de uma máquina de cartão de crédito ou, em alguns casos, até mesmo de um celular. Atualmente, praticamente todos os smartphones já estão habilitados para usar a tecnologia, uma vez que já vêm preparados de fábrica para isso.

Neste texto, você vai entender como funciona o contactless, por que essa pode ser uma opção muito bem-vinda nas festas de Carnaval e quais são os bancos que já oferecem o serviço – inclusive na sua cidade. Continue lendo e confira!

Como funciona o contactless?

O serviço de pagamento por aproximação funciona de forma muito simples: basta aproximar o seu celular de um leitor compatível ou até mesmo de outro celular e esperar a conexão ser feita. Para isso, é importante apenas que os dois aparelhos estejam entre 2 e 10 metros de distância um do outro. Com a conexão feita, o nome do serviço e o valor a ser pago aparecem na tela do celular e, caso seja aprovado, o valor é debitado utilizando o meio de pagamento cadastrado.

Como saber se meu celular aceita o contactless?

A tecnologia contactless funciona em qualquer aparelho com sistema Android, iOS e Windows que já venham com essa tecnologia de fábrica. Em 2013, 90% dos celulares já apresentavam essa tecnologia, por isso, é praticamente certo que seu celular seja acessível a ela.

Além disso, é preciso instalar aplicativos voltados para confirmação do pagamento por aproximação e para a leitura de códigos de barras, caso seja esse o caso. Lembrando também que a tecnologia não é aceita apenas em smartphones, mas também em laptops, TVs, tablets, entre outros. No Carnaval, porém, o mais certo é que, por facilidade, você acabe optando pelo celular.

Quais bancos aceitam o pagamento por aproximação?

No Brasil, ainda é um pouco restrito o uso da tecnologia contactless, mas a realidade vem mudando. Atualmente, entre as empresas que oferecem essa forma de pagamento estão Banco do Brasil, com o Ourocard Visa, Bradesco, Santander e Itaú Unibanco. Além disso, as maquininhas da rede já aceitam o uso da tecnologia.

Nesse aspecto, sem dúvida as fintechs não ficam para trás. No Brasil, a empresa do cartão roxinho, Nubank, já oferece a opção de pagamento contactless para seus clientes, não sendo nem mesmo necessário fornecer a senha do cartão para compras abaixo de R$ 50.

Além disso, o Banco Inter também lançou a novidade para seus clientes, fazendo uso do mesmo sistema da concorrente, permitindo compras menores de R$ 50 por aproximação e sem a necessidade do uso de senhas.

Em que cidades posso usar o contactless?

Com a tecnologia, os limites para transações bancárias praticamente não existem mais. Assim, desde que você conte com cartões dos bancos citados acima, e encontre maquininhas que sejam acessíveis ao contactless, poderá fazer uso da tecnologia.

Hoje em dia, a maioria das maquininhas aceitam o pagamento por aproximação, apresentando um ícone na parte de cima que facilitam esse reconhecimento. Como já citamos, as máquinas da Rede, que podem ser encontradas por todo o Brasil, já estão habilitadas para o serviço.

Agora que você entende melhor a tecnologia de pagamentos contactless, é só aproveitar o Carnaval com mais facilidade e segurança na hora do pagamento. Lembre-se, sempre, de tomar cuidado com clonagens de cartões de roubos, típicos dessa época. Além de mantê-lo bem guardado, procure estilizá-lo com adesivos pra que se dificulte uma eventual troca. De resto, é só aproveitar as festas!

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: ronstik, via Shutterstock.