Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: mais de meio milhão de cartões de crédito brasileiros estão à venda na dark web

De acordo com um relatório da agência de cibersegurança Sixgill, mais de 23 milhões de cartões de crédito podem ser encontrados à venda em fóruns na dark web. Este é um número que se refere apenas ao primeiro semestre de 2019. Considerando apenas cartões de crédito brasileiros, ao todo, foram identificados 509.116 cartões à venda na dark web. Com isso, o Brasil é o quarto país onde mais se roubam cartões de crédito. Saiba mais.

É provável que você também goste:

Cartão de crédito da Apple está próximo de ser lançado.

Neon é o maior destaque em pesquisa do IdWall sobre bancos digitais.

Fazer pagamento por aproximação é realmente seguro?

Cuidado: mais de meio milhão de cartões de crédito brasileiros estão à venda na dark web

Considerando somente as bandeiras dos cartões, a bandeira Visa lidera com 57% do total. Em seguida, 29% de cartões MasterCard e 12% de American Express.

Quais informações estão nestes fóruns ilegais na dark web?

Todos os cartões estão a venda na dark web, e podem ser adquiridos a partir de 5 dólares. Portanto, a maioria dos hackers não pretende obter muito lucro com o uso indevido dessas informações.

Os criminosos vendem somente a numeração e códigos de segurança (CVV), que podem ser utilizados em compras online, quanto informações da parte magnética dos cartões, para utilização em compras físicas.

EUA é o país onde mais se rouba cartões de crédito

A grande quantidade de dados de cartões de crédito americanos na dark web realmente surpreende. O país representa 64% do universo de cartões de crédito vendidos ilegalmente. Em segundo lugar, o Reino Unido, com 7,4%, em terceiro a índia, com 3,8% e em quarto lugar o Brasil, com aproximadamente 2,1832% do universo de cartões.

Como são obtidas essas informações?

Em pagamentos efetuados em plataformas online, frequentemente são desenvolvidos sites falsos, que se assemelham muito com os sites originais das empresas. Quando o consumidor insere as informações do cartão de crédito nestas plataformas, aparecem erros.

O que ocorre na verdade, é a captura dos dados do cartão de crédito por criminosos. Com isso, o cartão tanto pode ser utilizado em benefício próprio do criminoso ou colocado à venda na internet. Entretanto, nos casos em que são copiadas as informações magnéticas dos cartões, normalmente são utilizados chupa-cabras em terminais de autoatendimento, e trata-se de uma estratégia muito mais elaborada pelos criminosos.

Como se proteger da dark web?

Tenha cautela em compras na internet

Para se proteger, basta ser mais cauteloso nas suas compras online, evitando inserir os dados do seu cartão de crédito físico. Para isso, prefira utilizar um cartão pré-pago ou até mesmo um cartão de crédito virtual. Enfim, caso o número do seu cartão seja clonado, basta cancelar o cartão. Uma dica é jamais deixar salvo o seu cartão nas lojas virtuais para posterior utilização. É claro, exceto em serviços que exijam pagamento recorrente.

Utilize apenas o seu celular ou computador

Sempre que possível, faça compras com cartão de crédito somente do seu computador pessoal, Smartphone ou tablet. Adicionalmente, tome muito cuidado com o seu dispositivo pessoal. Caso você não tenha muito conhecimento técnico, instale um bom antivírus e o mantenha atualizado. Não utilize Wi-Fi público.

Monitore o uso do seu cartão com SMS ou notificações por app ou e-mail

Se você tiver acesso a um cartão de crédito digital, você receberá notificações push, que são bastante eficientes durante a utilização. Caso seu cartão não disponha dessa praticidade, solicite ao seu banco se existe o serviço de aviso SMS a cada compra realizada. Isso evita que criminosos gastem todo o limite do seu cartão e você ganha tempo para solicitar o cancelamento dele.

Utilize um cartão de crédito com chip

Outra situação é desconfiar de terminais de autoatendimento e jamais aceitar ajuda de estranhos quando for utilizar. Prefira cartões de crédito com chip. Este componente exige digitação de senha em transações e dificulta clonagens.

Confira o relatório completo na SIXGILL.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram. Assim, acompanhe notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.