Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fazer pagamento por aproximação é realmente seguro?

0

O contactless é um cartão muito prático que permite que seja possível fazer pagamentos apenas por aproximação, ou seja, sem precisar inserir o cartão na maquininha. Será que fazer pagamento por aproximação é seguro?

É provável que você também goste:

Cuidado: mais de meio milhão de cartões de crédito brasileiros estão à venda na dark web

Neon é o maior destaque em pesquisa do IdWall sobre bancos digitais

Cielo pode lançar banco próprio e testa empréstimo para clientes.

Fazer pagamento por aproximação (contactless) é realmente seguro?

Criptografia

Entretanto, muitos consumidores ficam com receio se essa nova modalidade de cartão é segura. Mas é importante destacar que todas as compras feitas por aproximação utilizam tecnologia de criptografia, que muda a cada transação. Essa técnica, portanto, é de comunicação de dados, bem segura e conhecida mundialmente.

Ou seja, os pagamentos sem contato (contactless) exigem informações diversas das que são necessárias para que se efetue uma transação online ou pelo telefone.

Portanto, dados como nome do titular, os três dígitos de segurança no verso do cartão e informações de cobrança como CEP nunca serão transmitidos. Portanto, para identificar a transação, um código de uso único é enviado do cartão ou aparelho ao terminal junto das informações da conta.

Compras acima de R$ 50,00 precisam de senha

Outro aspecto bem importante é que a senha precisa ser digitada para compras acima de R$ 50,00.

Mantenha o cartão bloqueado para compras

Além disso, se você possui o cartão Nubank, por exemplo, e está com alguma insegurança, pode manter o cartão bloqueado diretamente pelo aplicativo e desbloqueá-lo quando for usar. Assim, se você perder o cartão ou for assaltado, ninguém conseguirá utilizá-lo.

Política Global de Responsabilidade Zero

Por fim, caso o você ainda possua alguma insegurança sobre o cartão ser fraudado, o titular conta com a proteção da política global de responsabilidade zero e de não terá que arcar com os débitos não autorizados.

Considerações Finais sobre o pagamento por aproximação

Portanto, você pode ficar tranquilo e utilizar a função de pagamento por aproximação (contactless) tranquilamente. Entretanto, claro que é importante tomar alguns cuidados como deixar sempre bloqueado pelo app e desbloquear quando for utilizar.

Enfim, gostou da matéria sobre fazer pagamento por aproximação?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram. Assim, acompanhe notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

FonteMastercard.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.