Assim como Nubank, os cartões de crédito do Itaú são alvo de fraudes

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Conforme relatamos recentemente nessa notícia, recentemente diversos clientes do Nubank apontaram supostas fraudes em compras indevidas com cartão de crédito. Embora os clientes não tivessem perdido o cartão físico do Nubank, o aplicativo da fintech estaria indicando o uso do cartão de crédito nas compras. Dessa vez, conforme informações do Tecnoblog, fraudes do mesmo tipo estariam ocorrendo com os cartões de crédito do Itaú. Assim como o Nubank, o Itaú também nega a ocorrência de vazamento de dados. Sendo assim, a clonagem do cartão pode ter ocorrido por causa de falha de segurança em lojas físicas ou online.

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Cuidado: cada vez mais surgem novos golpes envolvendo o Nubank

De acordo com relato do cliente Sidnei Campos na TB Comunidade, a esposa dele teria sido vítima de fraude no cartão de crédito do Itaú. Segundo o relato, mesmo com o cartão cancelado, uma compra no nome de “Kátia Silene de Oliveir” teria sido registrada. Vários outros relatos de clientes do cartão de crédito do Itaú confirmam terem tido compras com o nome de “Kátia Silene de Oliveir” registradas.

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Imagem: Tecnoblog

No entanto, todas essas compras eram feitas na categoria “Vestuário” e os valores são baixos, quase sempre abaixo de R$ 10. Além disso, as compras não apresentavam registro do nome do estabelecimento comercial onde foram feitas. Dessa forma, é provável que a fraude tenha sido um teste para verificar se o cartão estava ativo e bloqueando transações.

Comunicado do Itaú sobre as fraudes nos cartões de crédito

Conforme comunicado oficial do Itaú ao Tecnoblog, “as transações envolvendo o estabelecimento mencionado foram realizadas em ambiente digital mediante a utilização de dados do cartão do cliente”. O banco Itaú lamenta o ocorrido e assegura que não houve nenhuma vulnerabilidade de segurança, nem vazamento de dados. “O banco possui sistemas de monitoramento para detecção de situações de tentativas de fraude e, no caso em questão, adotou todas as medidas cabíveis para proteger e amparar os clientes”, afirma o comunicado.

A culpa nem sempre é da instituição financeira

Mas você deve estar se pergutando: é possível que a fraude ocorra sem que o Itaú seja responsável por ela? A resposta é SIM. Em alguns casos, o cliente pode ter feito alguma compra em uma loja virtual infectada por vírus ou algum código malicioso, que “copiam” o número do cartão da vítima ou até mesmo credenciais de acesso ao internet banking.

Portanto, a nossa recomendação é que você use um bom antivírus no seu computador ou smartphone e procure fazer compras em lojas virtuais confiáveis.

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Fonte: Tecnoblog

Imagem destacada: Pavel Kapysh / Shutterstock.com

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