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Cuidado: cada vez mais surgem novos golpes envolvendo o Nubank

Nos últimos anos, o Nubank cresceu exponencialmente, e neste momento já conta com mais de 25 milhões de clientes da sua conta digital e cartão de crédito. Entretanto, a medida que vai se popularizando cada vez mais, criminosos aproveitam da fama do roxinho para aplicar golpes. Na comunidade dos usuários do Nubank, são vários relatos e denúncias que nos mostram as ações dos criminosos, que na maioria das vezes utilizam as redes sociais.

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Cada vez mais surgem novos golpes envolvendo o Nubank

Primeiramente, cabe ressaltar que a maior parte dos golpes envolvendo o Nubank referem-se a prática de Phishing, através da qual a intenção é capturar informações sensíveis das vítimas, como o nome, número de documentos e informações do cartão de crédito para clonagem e uso indevido.

É bom deixar claro que nenhuma instituição financeira está livre desse tipo de golpe. Ou seja, isso não acontece exclusivamente com o Nubank. O fato é que o crédito digital se popularizou bastante nos últimos anos, e as fintechs estão em alta.

Não é Nu, é golpe:

Logo a seguir, confira alguns exemplos de golpes envolvendo o Nubank e patrocinados nas redes sociais, bem ilustrados pelos usuários da NuCommunity:

golpe Nubank

golpe Nubank

golpe Nubank

Posicionamento oficial do Nubank

Através de sua assessoria de imprensa, o Nubank já se posicionou algumas vezes sobre golpes usando a sua marca. Confira um dos seus posicionamentos compartilhados com o nosso site:

Este é mais um caso de phishing, uma técnica de engenharia social com o objetivo de aplicar golpes a partir da obtenção de dados de clientes e internautas. Esse tipo de atividade é crime e o Nubank sempre irá colaborar com as autoridades competentes para investigar e coibir golpes como esse. Além disso, deixamos claro que nunca pedimos para que os clientes nos mandem seus documentos ou outras informações sensíveis por e-mail ou qualquer outro site que não seja o do Nubank ou nosso aplicativo. Em casos de conteúdo suspeito, pedimos sempre que reportem por meio dos nossos canais de atendimento (chat, e-mail ou telefone), para que o conteúdo seja direcionado para o nosso time de especialistas. No caso de e-mails maliciosos, é importante também reportar a ação fraudulenta como phishing ao seu respectivo provedor de acesso.

Seguem alguns links com o passo a passo deste processo (que pode variar de acordo com o provedor):

Outlook/Hotmail (Microsoft) 
Gmail (Google)
iCloud (Apple): Encaminhar o e-mail para [email protected]
Yahoo
UOL: 4003-2002 (Capitais e regiões metropolitanas) e 0800 771 7774 (Demais localidades)
IG

Considerações finais

Por fim, cabe ressaltar que sempre que a oferta for boa demais para ser verdade, você tem que desconfiar. Tome muito cuidado para não sair preenchendo os seus dados em páginas falsas, pois os seus dados poderão ser usados para clonar a sua conta ou até mesmo para uso em prática de engenharia social.

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Imagem: rafapress via shutterstock