Cartório Digital: procura pelo serviço aumentou durante a pandemia; conheça os serviços
Atualmente, muitas pessoas têm receio de enfrentar filas e demora no atendimento para resolver suas pendências no cartório.
Por este motivo, alguns serviços estão sendo disponibilizados de forma online para que os cidadãos evitem se deslocar até uma unidade física. O cartório digital oferece diversas vantagens pela praticidade e rapidez. Saiba mais a seguir.
É provável que você também goste:
Conheça a nova portaria que cria regras do Sim Digital
O que é um cartório digital?
O cartório digital é uma plataforma online com os mesmos serviços do cartório, para que as pessoas possam ter acesso aos recursos do registro, certificação de arquivos e outros documentos de maneira virtual.
Tudo é realizado com a mesma autenticidade e reconhecimento dos cartórios físicos, porém, com mais agilidade. Agora, não será necessário se locomover, enfrentar filas imensas e a longa espera.
Como funciona um cartório digital?
O cartório digital funciona por um sistema específico permitindo a comunicação online entre o usuário e o tabelionato, além de conceder um certificado digital. Conforme a solicitação, os documentos e serviços serão expedidos em formato eletrônico dentro de minutos ou horas, enviados por e-mail.
Os serviços são totalmente digitais, facilitando a vida dos profissionais e usuários. É importante destacar que os documentos criados no ambiente virtual são válidos e seguros como os físicos, pois contam com criptografia.
Para que tudo seja reconhecido e autenticado, é disponibilizado um selo digital e um QR Code único. Agora, de qualquer lugar do mundo, você poderá emitir certidões, fazer solicitações ou então atualizar matrículas de suas unidades residenciais.
Quais serviços podem ser solicitados no cartório digital?
Entre as principais opções de serviços, a mais utilizada são as documentações do mercado imobiliário, como financiamento de imóveis. Quase tudo que poderia ser feito em um cartório físico você conseguirá fazer online; veja:
- Emitir contratos;
- Certidões de nascimento;
- Certidão de óbito;
- Certidão de casamento;
- Declarações;
- Escrituras públicas;
- Fazer consultas eletrônicas;
- Legalizar procurações;
- Emitir autorizações;
- Perícias;
- Traduções;
- Procuração com firma reconhecida;
- Registro de prontuário de funcionário.
Por fim, cerca de 93% de todos os serviços de cartório estão disponíveis online, são mais de 150 serviços eletrônicos disponibilizados para a população. Se desejar acessar o serviço entre no site do cartório online.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Imagem: Syda Productions / Shutterstock.com