Chaves do PIX: descubra o que são e como elas vão funcionar

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES

Está previsto para 16 de novembro o lançamento do PIX no Brasil. Caso você ainda não saiba, o PIX é um novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central. Com o PIX, vai ser possível fazer pagamentos e transferências entre diferentes instituições em poucos segundos. E o melhor de tudo: isso vai ser gratuito para pessoa física! Sendo assim, nesse texto vamos explicar melhor o que são as chaves do PIX e como elas vão funcionar. Confira no texto abaixo!

É provável que você também goste:

PUBLICIDADES

O MEC distribui livros GRÁTIS do Projeto Conta pra mim pelo WhatsApp?

PUBLICIDADES

Banco Pan libera empréstimo na hora por meio do aplicativo

Aderi ao pré-cadastro do PIX no Banco Inter e Santander. Posso ter a chave em outro banco?

O que são as chaves do PIX?

Uma chave do PIX é um dado que vai ser necessário para você poder mandar um PIX para alguém. Ou seja, para fazer uma transferência de dinheiro, em vez de ter que informar vários dados (como CPF, nome completo, número da agência e da conta), você vai precisar somente de uma informação, que será a chave do PIX.

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES

De acordo com o Banco Central, uma chave do PIX é um “apelido” usado para identificar a sua conta. Isto é, a chave do PIX é um código que indica a sua conta.

Mas como é o funcionamento dessas chaves?

Se você for cliente de um banco que já aderiu ao PIX, então a sua conta já vai poder fazer receber esse tipo de pagamento. Você pode registrar uma ou mais chaves do PIX nesta conta.

Vale lembrar que você não é obrigado a ter uma chave do PIX para fazer transações nesse sistema. Porém, vai ser necessário passar todos os seus dados para receber a transferência, mais ou menos como ocorre hoje em dia com as TEDs, por exemplo. Por outro lado, o Banco Central diz que é muito recomendável que você faça o cadastro das chaves do PIX; afinal elas tornam o processo muito mais rápido e prático.

Para fazer as transferências via PIX, você precisa se apenas uma chave do PIX, que pode ser, por exemplo:

  • Seu CPF ou o CNPJ de sua empresa;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Ou então uma Chave aleatória.

Conforme dito no início do texto, o lançamento do PIX está previsto para 16 de novembro. Entretanto, você já vai poder fazer o cadastro das chaves do PIX a partir do dia 5 de outubro. No caso dos clientes do Banco Inter, o cadastro das chaves já teve início, como foi noticiado nesta matéria.

Vale lembrar também que é possível usar mais de um e-mail e mais de um telefone como chave do PIX. No total, uma pessoa física pode ter até 5 chaves em instituições financeiras. Por outro lado, pessoas jurídicas vão poder ter até 20 chaves.

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES

O cliente pode registrar todas as chaves em uma única conta, mas também pode colocar uma chave para cada conta. Contudo, não se pode colocar uma mesma chave para mais de uma conta. Em outras palavras, uma conta pode ter várias chaves, mas uma chave só pode pertencer a uma conta.

O que é uma chave aleatória?

A chave aleatória é um jeito de receber um PIX sem ter que repassar dados pessoais a quem vai fazer o pagamento. A chave aleatória é um conjunto de números, letras e símbolos que identificam a sua conta. Nesse caso, você pode cadastrar uma única chave aleatória ou até mesmo gerar uma sempre que for compartilhar com alguém, apagando a chave aleatória anterior.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Fonte: blog do Nubank

Imagem: Paisit Teeraphatsakool / Shutterstock

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES
Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar