A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital já está disponível para todos os condutores e serve como uma ótima alternativa ao documento de papel. O formato digital veio para facilitar a vida dos condutores, que podem acessar gratuitamente o documento pelo smartphone. Além disso, o documento digital deve ser disponibilizado obrigatoriamente por todos os estados do Brasil, conforme a resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Desta forma, a versão digital tem o mesmo valor que o documento impresso. Além disso, a CNH Digital já pode ser utilizada em toda a América do Sul.

É provável que você também goste:

Cartão digio, concorrente do Nubank, estreia novo visual e agora conta com pagamento por aproximação.

Serasa Limpa Nome agora tem nas agências dos Correios

Maia prevê queda da economia se crédito não chegar a micro e pequenas empresas

CNH Digital já pode ser utilizada em toda a América do Sul

A grande novidade agora, é a possibilidade de utilizar a CNH digital em praticamente toda a América do Sul, e não apenas no Brasil. Entre os países elegíveis temos Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Como funciona a CNH Digital?

Para quem não sabe, a CNH Digital possui as mesmas informações sobre o condutor que são encontradas no documento impresso. Ela está disponível para celulares com Android e iOS, podendo ser acessada sem internet, de maneira off-line. Além disso, ela possui o mesmo valor jurídico do documento de papel, ou seja, pode substitui-lo.

Pelo app, o condutor tem a possibilidade de visualizar frente e verso do documento na tela do celular, podendo ainda compartilhar ou mandar o arquivo por e-mail e WhatsApp. Desta forma, sempre que for exigido um documento de identificação autenticado do cidadão, a CNH Digital poderá ser usada.

Como posso obter a CNH-e?

Também chamada de CNH-e, a carteira de habilitação digital só pode ser solicitada por condutores que já possuem o novo documento com o QR Code, um código que possibilita a leitura das informações por aparelhos eletrônicos que já está fixado no verso de carteiras impressas. Então, os condutores que ainda não possuem o documento em papel com o QR Code só poderão obter o documento digital quando renovarem sua CNH.

Para obter a CNH Digital, basta baixar o app “Carteira Digital de Trânsito” na Google Play Store para Android, ou na App Store, para iOS. Depois de feito isso, basta escanear o QR Code que está no documento físico e tirar uma foto sua para comprovação de que é o proprietário do documento. A CNH ficará armazenada no celular e, sempre que o condutor for acessá-la, deverá digitar a sua senha.

Posso viajar para outros países somente com a CNH-e?

A CNH-e é um documento muito prático e que pode ser usado tranquilamente em todo território nacional. Entretanto, sempre que você for viajar para fora do país, leve junto o documento em papel, pois podem ocorrer problemas de validação. Apesar de aceitarem o documento digital em outros países da América do Sul, é sempre bom se prevenir para evitar problemas e não estragar sua viagem.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: rafapress via Shutterstock