Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CNH Grátis: inscrições para 45 mil vagas são abertas; veja como participar

O programa CNH Social ajuda cidadãos de baixa renda a tirarem a primeira carteira de motorista ou incluírem outra modalidade no documento gratuitamente. Além disso, o projeto também prevê o pagamento dos gastos com a autoescola e o pagamento das taxas do Detran. 

Para se inscrever, é necessário estar inscrito no CadÚnico. Alguns Departamentos de Trânsitos (Detrans) de estados do Brasil abriram as inscrições esta semana. Confira.

É provável que você também goste:

App CNH Digital agora permite transferência de veículos online

Novo RG vai substituir a CNH? Saiba as principais mudanças

Inscrições abertas para CNH Grátis

No Mato Grosso do Sul, as inscrições iniciaram nesta quarta-feira (30) e vão até o dia 6 de abril. Os interessados terão que solicitar o documento no site do Detran-MS. Ao todo, serão concedidas 5 mil carteiras de motoristas gratuitas aos cidadãos de baixa renda nas categorias A, B e AB.

Já no Espírito Santo, as inscrições vão até 1º de abril e serão ofertadas 10 mil CNHs para cidadãos de todo o estado. Quem deseja participar da ação, precisará se inscrever através do site do Detran-ES. Vale lembrar que o programa também oferece a possibilidade de mudança de categoria para D e E.

Quanto ao estado do Ceará, há 25 mil vagas para emissão de CNH gratuita nas categorias A e B. Para concorrer a uma das vagas, o cidadão deve cumprir com os requisitos exigidos no programa, e se inscrever no portal do Detran-CE. 

Por fim, o Distrito Federal também anunciou uma nova fase de inscrições da CNH Social. Assim, as inscrições  serão disponibilizadas 5 mil vagas, sendo 1,5 mil para a modalidade Estudante Habilitado e mais 3,5 mil na modalidade Cidadão Habilitado. 

As inscrições da modalidade acontecerão entre os dias 25 de abril e 25 e maio no site do Detran-DF.

Quem tem direito à CNH Social?

Como citado no início da matéria, para ter direito à de forma CNH gratuita, é necessário estar inscrito no CadÚnico e se enquadrar nos seguintes requisitos: 

  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Estar desempregado há mais de um ano;
  • Ser beneficiário de algum programa social, como Auxílio Brasil, entre outros;
  • Ser pessoa com necessidades especiais;
  • Ser estudante da rede pública com bom desempenho escolar.

Vale ressaltar que essas descrições acima são obrigatórias e comuns entre todas as regiões, porém as regras podem variar de estado para estado. Portanto, é importante consultar o Detran do seu estado para saber todos os detalhes.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com