Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CNH venceu na pandemia? Saiba como solicitar a renovação

Em 2020, o prazo foi prorrogado. Neste ano, confira quais são as regras.

0

Em 2020, muitas pessoas viram sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencer durante a pandemia e estão sem saber o que fazer. Em um momento de isolamento social e fechamento dos serviços em muitas cidades brasileiras (inclusive os do Detran em muitos estados), resolver essa questão pode ter se tornado um problema para muitos. E em 2021, a dúvida continua: o que fazer nesses casos? Confira a seguir.

Você pode gostar também:

O aplicativo parou de funcionar? Usuários relatam erros em apps de bancos

WhatsApp 2, que bombou no Twitter, realmente será lançado ou é fake?

Banco Inter ultrapassa 10 milhões de clientes e quer dobrar a base em 2021

Conheça o cartão de crédito XP com os menores juros do mercado

CNH venceu na pandemia? Saiba como solicitar a renovação

Em primeiro lugar, é preciso relembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permitiu que os motoristas com CNH vencida a partir do dia 19 de fevereiro de 2020 ficassem liberados para rodar sem qualquer punição. Além disso, em dezembro do ano passado, o Contran criou uma resolução para que os documentos de habilitação vencidos em 2020 ganhassem mais um ano de validade.

Em outras palavras, a renovação das CNHs expiradas no período ocorrerá de forma gradual, de acordo com um cronograma estabelecido no documento. Por isso, se a sua carteira venceu em março do ano passado, você tem até o final deste mês. E assim sucessivamente para todos os meses seguintes.

E para quem teve a CNH vencida em 2021?

Porém, se a sua CNH venceu em 2021, o processo de renovação é normal. Ou seja, você tem até um mês depois do vencimento para efetuar a renovação. Então, por enquanto, não há nenhuma resolução que prorrogue este prazo, ao contrário do que aconteceu em 2020. Mas, a boa notícia é que o Detran-SP criou um mecanismo que se chama “Renovação Simplificada”.

Assim, você pode fazer todo o processo pela internet, e a CNH é enviada de forma digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O Aplicativo CDT (disponível para Android e iOS) é padrão para todo o Brasil, mas a forma como o procedimento de renovação ocorre pode mudar de um estado para outro. Sendo assim, consulte o Detran da sua cidade.

Para realizar a renovação simplificada, siga o passo a passo:

  • faça login no portal detran.sp.gov.br e acesse “Renovação Simplificada” em Serviços Online”, no topo da página inicial;
  • confirme os dados em tela e escolha as datas e os horários dos exames médico e psicotécnico (esse último só é necessário se você for exercer atividade remunerada);
  • realize o exame médico e psicotécnico (se necessário). A taxa do exame médico é de R$ 96 e a taxa do Detran-SP, mais o custo de envio pelo correio, fica em R$ 107;
  • por fim, para verificar a situação da solicitação, o motorista poderá consultar o serviço online “Acompanhamento do processo de renovação simplificada da CNH”.

Enfim, o que achou da matéria?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...