Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Começou a inclusão automática ao Cadastro Positivo da Serasa, saiba como verificar seu currículo financeiro

0

O Portal da Serasa Consumidor, que contempla várias funcionalidades da empresa Serasa Experian mudou. Até muito recentemente, era necessário solicitar a adesão ao Cadastro Positivo. A partir de agora, a inclusão passa a ser automática ao Cadastro Positivo, e o consumidor também pode cancelar o Cadastro Positivo em todos os gestores de bancos de dados. Saiba como verificar o seu currículo financeiro e como cancelar a adesão, caso você prefira assim.

É provável que você também goste:

Na onda do Nubank e Banco Inter, Credicard lança blog sobre educação financeira

Nubank está oferecendo novamente um novo cartão com R$ 12000 de limite e sem consulta ao SPC/Serasa?

Seja membro

Conta Simples: Novo banco digital focado no Microempreendedor e com cartão de crédito zero anuidade.

Começou a inclusão automática ao Cadastro Positivo da Serasa, saiba como verificar seu currículo financeiro

O Cadastro Positivo existe desde 2011 e entrou em vigor em 2013. Entretanto, o consumidor precisava autorizar a sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito. O modelo é largamente adotado em mais de 70 países espalhados pelo mundo, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemenha, Japão, Índia, entre outros. De acordo com a Serasa Experian, nestes países percebeu-se uma maior inclusão das pessoas ao crédito.

Após a lei ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em abril deste ano, a inclusão passou a ser automática, mas necessitava de alguns ajustes para ser operacionalizado pelos birôs de crédito, como o SPC Brasil e Serasa Experian. Agora praticamente tudo está pronto, e os birôs de crédito começam a alterar as suas plataformas.

A plataforma da Serasa Consumidor já mudou, e inclusive, em alguns testes que fizemos por aqui na redação, deu para perceber uma sensível melhora no score de crédito. O Cadastro Positivo contempla informações de como o consumidor reage a compromissos assumidos, como valores financiados e pontualidade de pagamento demonstrados. Isso ajuda na hora da contratação de crédito, pois o credor vai ter acesso a uma melhor análise de risco, com potencial redução da taxa de juros aplicada.

Como verificar o seu currículo financeiro?

Para verificar o seu Cadastro Positivo, é necessário acessar a plataforma da Serasa Consumidor e criar um login de acesso aqui neste link.

Atenção: é possível que a maioria dos seus credores ainda não apareçam para você, pois o mercado ainda está se ajustando para o envio das informações aos birôs de crédito.

Como cancelar a adesão ao Cadastro Positivo?

Agora vai ser bem mais fácil cancelar a adesão ao Cadastro Positivo através do próprio site da Serasa Consumidor. Todavia, não é recomendável que se faça isso, pois voltará a ser avaliado apenas pelo seu histórico negativo. Além disso, possivelmente teremos uma redução do spread bancário (diferença entre o que o banco paga na captação do dinheiro e o que cobra no empréstimo). Isso porque o mercado poderá conhecer melhor o cliente com quem vai estabelecer uma relação comercial.

Contudo, se você realmente quiser cancelar o Cadastro Positivo, é possível sair a qualquer momento. Basta solicitar formalmente sua exclusão nos canais de atendimento de qualquer um dos birôs de crédito. O birô de crédito que receber a solicitação de exclusão do Cadastro Positivo fica obrigado a atendê-la e compartilhar com os demais birôs, para que também a atendam, no prazo de até 02 dias úteis. Para fazer isso no site da Serasa Experian, clique aqui neste link.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Foregon

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.