Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como as compras pelo WhatsApp irão funcionar?

Descubra como funcionarão as compras pelo WhatsApp e quais os procedimentos necessários para realizar pagamentos pelo aplicativo de mensagens.

As compras no WhatsApp funcionam como uma forma de os usuários comprarem produtos diretamente pelo aplicativo, sem a necessidade de sair da conversa com o vendedor ou loja virtual. O recurso permite que os catálogos de produtos oferecidos pelo vendedor ou loja sejam visualizados e a compra finalizada, tudo sem sair do aplicativo.

Agora, o Programa Facebook Pay foi autorizado pelo Banco Central (BC) a permitir que pessoas com cartões de crédito, débito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard realizem compras por meio do sistema.

Vale lembrar, no entanto, que as empresas interessadas devem passar por uma análise antes de fazer a adesão ao serviço e começar a vender os produtos pelo aplicativo de mensagens. 

Compras pelo WhatsApp

A nova ferramenta de pagamentos por meio do WhatsApp traz diversas vantagens para pequenos negócios e consumidores. Assim que for disponibilizada, o recurso promete facilitar o processo de pagamento, principalmente para as pequenas empresas que já utilizam o WhatsApp como instrumento de trabalho.

Com a novidade, será possível fechar pedidos e receber pagamentos diretamente pelo aplicativo de mensagens, sem a necessidade de enviar uma chave Pix ou utilizar uma maquininha para efetuar a transação.

Com relação aos consumidores, não será necessário alternar entre o mensageiro e o internet banking para enviar o comprovante de pagamento, o que torna o processo mais simples e eficiente.

Como usar a ferramenta de compras do WhatsApp?

Para realizar compras pelo WhatsApp Pay, os usuários podem utilizar cartões de crédito, débito ou pré-pago, e devem cadastrar o cartão na função Meta Pay.

Ao optar pelo “Pagamento”, o aplicativo solicita o valor da transação e encaminha para um cadastro. É preciso aceitar os termos de uso e criar uma senha de 6 dígitos. A pessoa deve incluir seu nome completo, CPF e o cartão a ser usado.

Para a verificação, o banco deve enviar um código por SMS, e-mail ou aplicativo da própria instituição financeira. Tal código serve para barrar situações irregulares.

De acordo com o WhatsApp, a senha deve ser usada toda vez que o usuário for enviar dinheiro. Os dados do cartão são protegidos por criptografia.

Imagem: Rafapress/ Shutterstock