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Afinal, por que o Nubank cobra R$ 6,50 por cada saque na NuConta?

Postamos recentemente, aqui em nosso site, que o principal defeito do Nubank era cobrar pelo saque. A fintech, no entanto, resolveu tirar essa dúvida sobre isso em seu blog.

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Explicações do Nubank sobre o saque na NuConta

Segundo o Nubank, a NuConta não tem tarifas de manutenção e o cliente não paga nada para depositar/transferir o dinheiro. O dinheiro rende, todos os dias úteis, a uma taxa maior que a poupança. Mas a única tarifa cobrada é a taxa para saque na função débito.

A empresa explicou que sempre foi clara e direta que a cobrança existia e sempre deu detalhes de como funcionava.

 

 

Mas afinal, por que o Nubank cobra pelo saque na NuConta?

Embora a fintech seja uma empresa 100% digital, ela entende que o dinheiro físico segue sendo importante para os clientes. Sendo assim, é disponibilizado o serviço de saque com a função débito utilizando a estrutura da uma empresa parceira, que trata-se da rede do Banco24Horas e a rede Saque e Pague. Entretanto usar essa rede externa de caixas implica em um custo.

“Aproximadamente R$ 5,56 são destinados a cobrir os custos de terceiros (como transporte e segurança do dinheiro, aluguel do espaço em que os caixas estão, manutenção destes equipamentos, e também os custos operacionais internos para viabilizar esta nova função)
Também temos mais R$ 0,94 de impostos que incidem na operação de saque.
Os R$6,50 são, portanto, apenas a soma dos custos que o Nubank paga em cima de cada saque, acrescido de impostos.”

Neste momento, entendemos que cobrar pelo saque é a única forma de disponibilizar esse serviço, sem limitar ou passar a cobrar por funções que a gente julga mais importantes para os nossos clientes a longo prazo.

Assim, conseguimos manter todas as características da NuConta que já atraíram 7 milhões de clientes:

  • Uma conta sem anuidade;
  • Que faz seu dinheiro render de forma automática mais do que a poupança;
  • Com TEDs gratuitas e ilimitadas para qualquer banco.

Transparência

Ainda de acordo com a fintech, ela segue sendo transparente, como sempre foi. Para que os clientes possam entender os reais motivos da cobrança.

Além disso, ela ressaltou que, ao realizar saque pelas máquinas do Banco24Horas/Tecban ou da rede Saque e Pague, o cliente pode ver uma tela em que afirma não existir taxas de conveniência cobradas pela operação.

Portanto, o cliente não paga uma taxa extra para a operadora do caixa eletrônica. Contudo, a taxa é cobrada do Nubank, que é repassada aos clientes, junto com os custos internos e os impostos, podendo ser visível em sua NuConta.

Por fim, a fintech ainda ressaltou que “assim como o cartão com a função débito, o saque da NuConta ainda está em testes e não está disponível para todos nossos clientes.”

Ou seja, por enquanto, o Nubank está avaliando a forma como o saque é utilizado. Assim, ela pode entender qual será o melhor modelo para quando estiver disponível para todos os clientes.

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Fonte: Blog do Nubank.