O governo federal publicou hoje (25) no Diário Oficial da União a regulamentação da lei do Cadastro Positivo dos consumidores. Com isso, haverá a inclusão automática e o compartilhamento de informações das operações de crédito dos clientes, sem a necessidade de autorização prévia. Entretanto, o consumidor pode solicitar a exclusão do seu nome do seu banco de dados. Saiba tudo o que provavelmente irá mudar, e como checar sua pontuação de crédito com o novo Cadastro Positivo.

É provável que você também goste:

SPC Brasil e Boa Vista dão degustação grátis de serviços para consultar nome sujo e monitorar CPF

Cartão de crédito da Apple está próximo de ser lançado.

O Banco Inter lançou agora o seu empréstimo e o cartão de crédito sem consulta ao SPC/Serasa?

Como checar sua pontuação de crédito com o novo Cadastro Positivo

O que vai acontecer agora?

Mesmo com a publicação no Diário Oficial da União, a lei precisa de regulamentação, principalmente o registro das gestoras de serviços de informação de crédito junto ao Banco Central do Brasil. Portanto, agora o Banco Central do Brasil irá definir as normas de acordo com a edição do Decreto Presidencial, mas não há prazo para isso.

O que vai mudar na sua pontuação de crédito?

Talvez você ainda não tenha percebido, mas a composição do score de crédito vai mudar em todos os Bureaus de crédito. Ou seja, da mesma forma que o cadastro negativo, que considera as restrições do consumidor, agora o Cadastro Positivo vai considerar tanto as informações positivas quanto as negativas. Dessa forma, não será um cadastro restritivo, como uma eventual negativação no SPC e Serasa, por exemplo.

Como checar a sua pontuação de crédito (score)?

A consulta à sua pontuação de crédito continuará sendo realizada da mesma forma. Ou seja, você acessa tanto a Boa Vista quanto a Serasa Consumidor, ou ainda outros Bureaus de crédito e consulta o seu score, depois de fazer um cadastro no site.

Todavia, pode acontecer uma variação na composição do seu score de crédito, e pode ser que seja favorável na maioria dos casos. Inclusive, você pode conferir aqui neste artigo uma matéria sobre o Boa Vista Score, pois vários leitores nos relataram mudanças significativas.

Muitas empresas norteiam a decisão de concessão de crédito com base na pontuação de crédito dos consumidores. Portanto, simplesmente pelo fato de você tomar conhecimento do score já podemos considerar um avanço. Isso porque é possível construir o seu score de acordo com o seu comportamento na tomada de crédito do mercado.

Entretanto, trata-se de uma construção gradual, através da qual você precisa ter paciência para melhorar a sua pontuação de crédito. Ademais, confira aqui neste artigo algumas dicas para melhorar o seu score de crédito.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram. Assim, acompanhe notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.