Como fazer pagamento parcelado de contas e boletos com cartão de crédito

0

Você ainda não sabe como fazer pagamento parcelado de contas e boletos com cartão de crédito? Aprender como realizar o parcelamento de suas faturas, pode ajudá-lo a pagar as contas em dias e evitar que fique com nome sujo. Confira aqui, como funciona e quais as regras para este tipo de pagamento.

É provável que você também goste:

Conheça o novo e ESTILOSO cartão de crédito Banrisul Visa Infinite.

Negativação no SPC e Serasa indevida pode gerar R$ 10.000 de indenização.

Aplicativo da Credicard agora oferece aumento de limite e crédito pessoal, entre outras novidades

O pagamento do valor completo da fatura de cartões de crédito é o melhor a se fazer sempre, pois evita juros, multas e problemas para organização financeira (caso se torne um hábito recorrente). No entanto, há períodos em que imprevistos acontecem e afetam o pagamento de contas, nos quais, a prioridade é quitar os boletos mais importantes, bem como, aluguel, água e luz, escola das crianças, etc.

Para que o cliente consiga realizar o pagamento de sua fatura do cartão, mesmo nos meses de dificuldade financeira, as instituições oferecem a opção de pagamento através do parcelamento de fatura.

Confira a seguir como fazer pagamento parcelado de contas e boletos com cartão de crédito:

Pagamento parcelado de contas e boletos com cartão de crédito

Todas as compras realizadas e contas pagas com cartão de crédito são cobradas mensalmente na fatura que, quando enviada para o cliente, consta a opção de realizar o pagamento mínimo referente ao valor cobrado.

O cliente pode optar por pagar este valor e parcelar o restante da fatura, realizando o pagamento das parcelas nos próximos meses. Opção essa que permite evitar o atraso e ter o cartão bloqueado devido à falta de pagamento.

Como funciona o pagamento parcelado no cartão de crédito?

Como mencionado, ao receber a fatura, o cliente pode conferir a opção de realizar um pagamento mínimo referente ao valor cobrado, além da quantidade de parcelas que serão realizadas sobre o mesmo valor.

Para realizar o pagamento mínimo e parcela de pagamento de contas e boletos no cartão de crédito, basta efetuar o pagamento desse valor mínimo indicado na fatura até a data de vencimento. Nos meses a seguir, o valor das demais parcelas será cobrado e especificado nas próximas faturas.

Caso você tenha perdido o seu boleto e deseje emitir uma segunda via de fatura, basta solicitar a mesma pelo número de telefone da empresa, aplicativo ou internet banking. Ao acessar o site da financeira de seu cartão de crédito e efetuar o login de cliente, você poderá visualizar a fatura pendente de pagamento, verificar o valor mínimo e parcelamento da mesma.

Quais as regras para o parcelamento de fatura no cartão de crédito?

Independente da financeira na qual adquiriu o cartão de crédito, o banco central possui regras sobre as condições de pagamento, incluindo o parcelamento de faturas.

Pagamento do valor mínimo

Toda financeira deve conceder a opção do pagamento mínimo de fatura, ou seja, um percentual referente ao valor total da fatura, o qual tem como objetivo evitar a inadimplência do cliente e ter uma garantia de que receberá parte do crédito concedido.

Ao realizar o pagamento do valor mínimo, o cliente tem a opção de escolher como deseja arcar com o restante do valor da fatura, bem como, o crédito rotativo ou parcelamento.

Crédito rotativo para pagamento de fatura parcelada

Ao selecionar pelo crédito rotativo ao realizar o pagamento mínimo de fatura, não é definida uma data ou número de parcela específico. Esse tipo de crédito é utilizado apenas quando o cliente realiza o pagamento de sua fatura com uma quantia maior que o valor mínimo e inferior ao valor total.

O valor que resta referente a fatura cobrada, fica como um saldo em aberto que será incluído na próxima fatura, o que ocorre num prazo de 30 dias.

Ou seja, na próxima fatura, você deverá efetuar o pagamento do valor incluindo os juros pelo crédito rotativo e referente ao Imposto por Operação Financeira – IOF.

Desse modo, essa opção deve ser utilizada por quem deseja fugir do parcelamento de faturas e deseja efetuar o pagamento mínimo apenas no mês em questão, devido a imprevisto financeiro.

Parcelamento de fatura

O parcelamento de fatura é realizado referente ao valor que resta para pagamento, após realizar a quitação do valor mínimo. Diferente da opção anterior, é estabelecido um número X de parcelas, que serão incluídas e especificadas na cobrança de próximas faturas.

Além do valor parcelado para pagamento, serão cobrados o IOF e juros de acordo com o contrato com a financeira, sobre a fatura.

Principais regras sobre o parcelamento de fatura

Ao realizar esse tipo de pagamento, você deve ficar bem atento para não entrar em dívidas maiores. De acordo com o Banco Central, as principais regras sobre o parcelamento de fatura são:

  • A condição oferecida para realizar o pagamento de fatura parcelado, deve ser melhor que a de crédito rotativo;
  • Devem ser apresentadas informações esclarecidas para o cliente a respeito das opções e condições de parcelamento.

Parcelar a fatura do cartão de crédito é vantajoso?

Devido aos juros e multas cobradas pelo pagamento de contas e boletos parcelados no cartão de crédito, a sua vida financeira pode ficar bem desorganizada, caso faça dessa opção um hábito regular, pois você entrará numa bola de neve se não tiver controle.

O parcelamento de faturas só deve ser realizado em último caso, quando, realmente, encontra-se sem condições para realizar o pagamento.

De início, esse tipo de pagamento pode ser vantajoso, principalmente, no mês em que as contas não fecham, mas é preciso ter controle na hora de organizar as finanças.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: gpointstudio/shutterstock.com

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar