Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como pagar o INSS por conta própria

Com as mudanças da Reforma da Previdência, muitos trabalhadores têm procurado meios para pagar o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por conta própria.

Muitos não sabem, mas trabalhadores autônomos e contribuintes como PJ têm o poder de pagar a aposentadoria  da forma que for melhor. Saiba como a seguir.

É provável que você também goste:

2ª parcela do 13º salário do INSS inicia no dia 25 de maio

Trabalhadores podem ter aposentadorias do INSS até 40% menores

Revelado o novo valor da aposentadoria do INSS para os próximos 3 anos

1 – Consiga o número do PIS ou do NIT

Se você deseja assumir o pagamento do INSS, saiba que é necessário saber o número do PIS (Programa de Integração Social) ou NIT (Número de Registro do Trabalhador). 

Assim, você pode encontrar esses dados na Carteira de Trabalho ou acessando o site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Lá, será gerado o NIT. 

2 – Escolha o tipo de contribuição para pagar o INSS

Para pagar o INSS por conta própria, o contribuinte deve escolher o tipo de contribuição desejada. Dessa forma, os valores irão depender do plano que a pessoa escolher. 

Os planos disponíveis são:

  • Plano normal de contribuição – Para pagar o INSS com este plano, é necessário enviar 20% do rendimento mensal ou trimestral para o instituto. Contudo, a vantagem deste plano é que você entra no período padrão de contribuição e pode se aposentar com um rendimento maior.
  • Plano simplificado de contribuição – As regras do plano simplificado de contribuição com o INSS determina que 11% do salário-mínimo devem ser pagos mensalmente. Assim, será possível apenas se aposentar através das regras por idade.
  • Contribuinte Individual que presta serviços à Pessoa Jurídica – Nesta modalidade, a empresa que recolhe os 11% do salário, porém o trabalhador terá direito às mesmas regras de quem contribui com 20%. Portanto, funciona como uma aposentadoria por tempo contribuído. 

3 – Emita a guia de pagamento

Após escolher a modalidade que mais lhe agrada, é preciso emitir a guia para pagar o INSS. As GPSs podem ser compradas em papelaria, ou encontradas diretamente no sistema da Receita Federal.

Sendo assim, certifique-se de preencher corretamente a guia e pague a contribuição em dia para se manter assegurado pelo benefício.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com