Como solicitar aposentadoria e garantir a revisão do benefício do INSS
Quem deseja se aposentar ou pedir a revisão de um benefício do INSS pode fazer isso sem sair de casa. Afinal, é possível fazer a solicitação pelo app Meu INSS, que pode ser acessado também via site. Ademais, o telefone 135 também pode ser útil nestes casos.
Independentemente do canal que você escolher, o primeiro passo para pedir a aposentadoria ou revisão do benefício do INSS é reunir todas as informações que garantem o direito ao benefício ou revisão, tais como a carteira de trabalho, guias de contribuição, declarações e PPP.
De acordo com Roberto de Carvalho Santos, presidente do Ieprev, “o segurado deve conferir seu Cnis para verificar se há algum indicador de pendências a serem solucionadas, bem como checar se os documentos necessários para ingressar com o pedido estão claros, legíveis e em ordem”.
Antes de ingressar com o pedido junto ao INSS, é possível saber se o trabalhador tem direito de se aposentar. O segurado pode consultar a carteira de trabalho para realizar as contas ou fazer uma simulação pelo Meu INSS. Nesse caso, é necessário ter atenção, pois podem existir erros de cadastro, como falta de registros. Abaixo, confira como solicitar a aposentadoria e garantir a revisão.
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Como solicitar aposentadoria e garantir a revisão do benefício do INSS
O pedido de revisão exige ainda mais atenção do segurado. Isso porque, ao solicitar um aumento da renda ao INSS, ao fazer a análise, o órgão pode achar um erro que faça com que o valor do benefício reduza. O prazo para solicitar uma revisão é de até 10 anos depois do pagamento do primeiro benefício. Há o direito a atrasados, que são as diferenças não pagas, de até 5 anos antes do pedido.
Para fazer o pedido de revisão e aposentadoria do INSS, é necessário solicitar por meio do Meu INSS, ou pelo telefone 135. Entretanto, antes de fazer o pedido, é preciso ter certeza que você pode se aposentar ou pedir a revisão.
Sendo assim, antes de mais nada, é importante reunir os documentos que comprovem cada uma das situações. No caso da aposentadoria, você pode fazer uma simulação pelo Meu INSS, antes de cadastrar o pedido. Enquanto isso, a revisão pode ser pedida somente se a pessoa tem certeza do seu direito, já que pode acarretar prejuízos, como a redução do valor do benefício.
Como pedir a aposentadoria
- Acesse o app Meu INSS com login e senha, assim como pode fazer o pedido pelo site;
- Em seguida, na aba “Benefícios”, escolha a opção “Pedir aposentadoria”;
- Depois disso, clique no tipo de aposentadoria desejada;
- Posterior a isso, selecione “Atualizar” para confirmar os dados pessoais cadastrados. Ao terminar, clique para avançar;
- Logo após, aparecerá uma série de perguntas sobre o tempo de contribuição e outras informações sobre o segurado. Basta escolher “sim” ou “não” para cada uma delas e avançar;
- Em seguida, ao abrir a tela com dados pessoais, role para baixo até aparecer a área “Anexos”. Nela, o segurado precisa adicionar os documentos que comprovem o direito à aposentadoria;
- Depois disso, escolha cada uma das opções cujo documento, o segurado quer enviar. Após incluir todos os documentos, avance;
- Posterior a isso, o sistema pedirá o CEP para encontrar a agência do INSS mais perto, se for preciso ir até uma. Em seguida, clique em “Avançar”;
- Por fim, na tela seguinte, confira os dados pessoais e o detalhamento da solicitação. Se estiver tudo correto, finalize o pedido.
Como pedir a revisão administrativa
- Acesse o app Meu INSS com login e senha, assim como pode fazer o pedido pelo site;
- Em seguida, toque em “Mais acessados”, e escolha “Agendamentos/Solicitações”;
- Logo após, na tela seguinte, clique em “Novo requerimento”;
- Posterior a isso, escolha a opção “Recurso e revisão”;
- Depois disso, clique em “Revisão”;
- Em seguida, clique em “Atualizar” para conferir os dados pessoais. Ao terminar, toque em “Avançar”;
- Logo após, escolhA a opção que mais se aplica ao seu caso;
- Posterior a isso, ao abrir a tela com dados pessoais, role para baixo até aparecer a área “Anexos”. Lá, o segurado precisa adicionar os seus documentos que embasem o pedido de revisão;
- Depois disso, o sistema pedirá o CEP para achar a agência do INSS mais próxima, no caso da necessidade de ir até uma. Em seguida, toque em “Avançar”;
- Por fim, confira as informações da solicitação. Se estiver tudo ok, finalize o pedido.
Pelo telefone 135
- Ligue para o telefone 135;
- Em seguida, digite o número do CPF quando o atendimento eletrônico solicitar;
- Logo após, anote o número de protocolo;
- Depois disso, disque 0 para falar com um atendente;
- Por fim, informe o serviço desejado e confirme os dados conforme o atendente pedir.
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Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com