De acordo com os números da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), no ano passado, a demanda mundial por transporte aéreo caiu para 70%, em relação a 2019. Foi um baque nunca presenciado pelos setores de turismo.
Apesar disso, a volta do setor começou a prosperar novamente com as campanhas de imunização, apesar dos níveis de recuperação serem diferentes para cada país.
A pergunta que tem pairado pelo ar em relação ao setor de turismo e viagens, é como os países lidarão com um possível retorno pleno de atividades e muito já se especula sobre um “passaporte de vacinação”.
É provável que você também goste:
Sem Parar adere ao PIX para facilitar ainda mais a vida de seus clientes.
É possível usar o PIX para realizar pagamentos de contas como a de luz?
90 mil trabalhadores ficam sem abono salarial PIS/PASEP e benefício menor por falha na SERPRO
Recuperação total ainda pode demorar
Ao contrário do previsto, a pandemia que, em teoria, duraria alguns meses, tem durado quase um ano e, mesmo com as campanhas de vacinação sendo iniciadas, é possível que o processo de normalização ainda demore.
Na visão de Victor Hanna, advogado das áreas Contencioso Cível e Arbitragem e Aeronáutico, apesar de as campanhas de vacinação terem dado esperanças ao setor, é pouco provável uma certidão de vacinação própria para viagens. Isso porque o processo de imunização começou há pouco tempo e, por isso, tudo ainda pode demorar.
A previsão é de que o processo de vacinação no Brasil demore quase ou até mais de um ano.
Alguns países já começaram a exigir o certificado de imunização
O Chipre, no Mar Mediterrâneo, e Seychelles, no Oceano Índico, anunciaram que só aceitarão turistas que já estiverem vacinados. Alguns países da Europa começaram uma ação parecida.
Entretanto, a solução mais imediata encontrada até agora foi o teste de sorologia, que indica se um turista está infectado ou não, mas é provável, segundo Alexandre de Juniac, diretor da Iata, que, quando a vacinação estiver em voga para todos, ela se torne pré-requisito para entrada em outros países.
Para este fim, o Iata Travel Pass está em desenvolvimento. O sistema visa conter dados e informações sobre o usuário e vai gerenciar, de forma segura, testes de sorologia e vacinação.
O sistema digital de controle de vacinação, no entanto, é de responsabilidade das linhas aéreas e, mesmo que demore a ser implementado, provavelmente vai virar regra no futuro.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.
Imagem: zuzana caprnkova/shutterstock.com