Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Descubra 10 comportamentos que podem arruinar seu score de crédito

O score de crédito é calculado pelos 4 birôs de crédito autorizados pelo Banco Central do Brasil para fazer a gestão dos bancos de dados dos brasileiros. SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista e Quod possuem metodologias distintas para o cálculo do seu score. Enfim, você precisa ter uma boa nota de crédito para conseguir cartões de crédito, empréstimos e financiamentos. Todavia, existem determinados comportamentos que podem arruinar seu score de crédito e talvez você sequer perceba que isso está acontecendo. Confira quais são eles, e comece a cuidar do seu score desde já.

É provável que você também goste:

Como o Nubank envia carta à mão até para quem não é cliente?

MEI que não declarar rendimento será penalizado e poderá perder CNPJ.

Como limpar o seu nome no SPC e Serasa GRÁTIS?

Descubra 10 comportamentos que podem arruinar seu score de crédito

1) Ficar com o nome sujo

Sem dúvidas, este é um fator determinante para arruinar seu score de crédito. Portanto, é fundamental manter o controle financeiro e evitar sempre ficar com o nome sujo.

Quem possui dívidas vencidas e negativadas não conseguirá crédito no mercado, pela limitação do Cadastro Negativo. Basta uma consulta ao seu CPF para verificar que você possui o nome restrito.

Atenção: se você possui dívidas negativadas no seu CPF e negociá-las com seu credor, vai demorar um certo tempo para que aconteça uma mudança significativa no score de crédito. Isso somente acontecerá ao longo dos meses, e varia de pessoa para pessoa, pois dependerá de outros fatores.

2) Pedir crédito em excesso

Se você vive pedindo novos cartões de crédito e abrindo contas digitais toda hora, saiba que isso prejudica a pontuação do seu score de crédito. Isso acontece porque ter várias consultas ao CPF indica ao mercado que você precisa de crédito, e está ligando um alerta de risco de crédito.

Em outras palavras, algumas pessoas estouram seus nomes, e por isso o mercado entende como um risco. Peça crédito somente quando você precisar e não haverá impacto no seu score de crédito.

3) Não ter contas em seu nome

O novo Cadastro Positivo vai considerar todas os pagamentos em dia das suas contas, incluindo contas básicas de consumo, como água, luz e telefone. Neste momento, somente o cinco grandes bancos e mais 100 financeiras estão enviando as informações de pagamento aos gestores dos bancos de dados, mas isso deve acontecer em breve, o compartilhamento de todas as informações de pagamento com os birôs.

Portanto, mesmo que isso ainda não esteja valendo, antecipe-se e coloque o maior número possível de contas em seu nome. Movimente seu CPF para mostrar que você é um consumidor consciente e que utiliza crédito com moderação, pagando as contas sempre em dia.

4) Ter crédito negado

Se você estiver à procura de um cartão de crédito, e algumas instituições financeiras não tem aprovado, pare de pedir por um tempo. No terceiro pedido de cartão de crédito sem aprovação dentro de três meses, o mercado começa a enxergar com desconfiança, pois outras empresas não querem liberar crédito, e provavelmente tem algo de errado.

5) Não ter movimentação bancária

Escolha um ou dois bancos para ter uma conta corrente e poupança, e mantenha um bom relacionamento. Lembre-se: o caso de eventuais imprevistos, você terá crédito disponível, e não vai precisar recorrer a empréstimos mais caros.

Ao mesmo tempo, este relacionamento contribui tanto com o score interno com a instituição financeira, quanto no score de crédito, que é calculado pelos birôs de crédito.

6) Informações divergentes sobre você

Entre nos sites de cada um dos birôs de crédito, crie seu cadastro, e confira se as informações estão corretas. Verifique seu nome, endereço, data de nascimento e telefones informados estão corretos. No caso de eventuais divergências, é imprescindível corrigir essas informações, pois isso pode prejudicá-lo.

Por exemplo, se você solicitar crédito, e determinada empresa visualizar um outro número de telefone, pode parecer que você não deseja ser encontrado. Consequentemente, poderá ter o crédito negado, reduzindo seu score de crédito.

7) Não comprar a prazo

Infelizmente, comprar sempre à vista não vai ajudar no seu score de crédito, a não ser que você pague com o cartão de crédito. Para a construção gradual do seu score de crédito, tenha pelo menos alguns crediários abertos, e tente concentrar as suas despesas no cartão de crédito, se tiver.

Atenção: caso você não tenha um cartão de crédito, o cartão pré-pago não aumenta o seu score. Neste caso, o ideal é começar com alguns cartões de lojas, até que o mercado tenha confiança no seu CPF e comece a liberar limites e cartões de crédito.

8) Ter muito crédito disponível

Uma questão que talvez você não tenha percebido é que se tiver muitos cartões de crédito e com limites em todos eles, gera a situação de risco de crédito. Dessa forma, um credor poderá negar crédito para você, ao perceber que possui um número grande de relacionamentos com instituições financeiras ao consultar o CCS – Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro e o SCR – Sistema de Informações de Crédito, que podem ser verificadas no Registrato, no sistema do Banco Central do Brasil.

Portanto, quando determinada empresa percebe que o cliente faz uso de muito limite em outras instituições, pode dificultar ou até mesmo restringir o crédito. Ou seja, quanto mais endividado o consumidor estiver, maior a probabilidade de ficar inadimplente nos próximos doze meses. Ao ter a negativa de crédito, poderá reduzir o seu score de crédito.

9) Atrasar pagamentos

Atrasar pagamentos afeta diretamente o seu score de crédito, e você poderá perder pontos preciosos por perder um dia. O ideal é deixar as suas contas e faturas no débito automático, para jamais esquecer de pagá-las.

10) Sair do Cadastro Positivo

O novo Cadastro Positivo permite que o consumidor solicite a exclusão pelos sites dos birôs de crédito. Entretanto, essa atitude poderá prejudicar severamente o seu score de crédito, pois serão consideradas apenas informações negativas ao seu respeito, e não o histórico de pagamentos. A nossa recomendação é que você mantenha o Cadastro Positivo ATIVO.

Enfim, gostou da matéria sobre os comportamentos que prejudicam seu score?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: garagestock, Gladskikh Tatiana via shutterstock