Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confiança do consumidor cai no Brasil pela 1ª vez em 5 meses

Confiança do consumidor cai após quatro meses de estabilidade

0

Dados da fundação Getúlio Vargas mostram que a confiança do consumidor brasileiro caiu pela primeira vez desde do mês de março deste ano. Fatores como inflação, desemprego e a preocupação com o avanço da variante Delta do coronavírus ajudaram a confiança cair.

Confiança do consumidor cai no Brasil pela 1ª vez em 5 meses

O ICC, índice de Confiança do Consumidor da FGV recuou 0,4 ponto no mês de agosto, chegando a 81,8 pontos. Levando em consideração alguns fatores históricos, esse número é considerado baixo. A última queda aconteceu a 5 meses, no mês de março, quando o ICC  estava em apenas 68,2 pontos.

Após quatro meses em alta, a confiança dos consumidores acomodou em patamar ainda baixo em termos históricos. Há maior dificuldade entre os consumidores de menor poder aquisitivo, que enfrentam uma combinação de desemprego e inflação elevados e de crescimento do endividamento nos últimos meses“, afirma Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens do FGV.

No mês de agosto, houve uma queda na satisfação dos brasileiros com a situação do país e as expectativas para os próximos meses. O ISA, Índice de Situação Atual, caiu -1,1 ponto. O índice de Expectavas se manteve estável, variando -0,1 ponto, ficando em 90,9 pontos.

A confiança dos consumidores de maior poder aquisitivo, que tem oscilado em níveis mais elevados, também recuou em agosto, possivelmente  em função do aumento da incerteza em relação à pandemia com o avanço da variante Delta no país, ao adicionar dúvidas quanto ao ritmo possível de crescimento econômico nos próximos meses“, concluiu Viviane Seda.

O grande responsável pela queda da satisfação dos consumidores foi o índice que mede as finanças familiares, caindo -2,8 ponto, caindo para 63,0 pontos, menor nível desde do mês de abril. Em relação aos próximos meses, o indicador caindo 4,5 pontos, chegando a 111,8 pontos.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: 13_Phunkod / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.