Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira o truque feito por idosos para viajar pelo Brasil

Você sabia que os idosos estão conseguindo viajar por todo o país por meio de um truque? Clique aqui e saiba mais sobre isso!

O Brasil, um país com dimensões continentais, muitas vezes impõe o desafio das longas distâncias àqueles que buscam viajar. No entanto, para os velhinhos brasileiros, um documento especial simplifica esta jornada de exploração – a Carteira do Idoso.

Este documento, mais do que apenas um reconhecimento formal da idade avançada de uma pessoa, é um implemento que abre o vasto universo das viagens de uma forma econômica para os idosos.
Recentemente, o governo anunciou a liberação de R$ 289,99 para vários idosos, um benefício destinado a facilitar o acesso ao transporte público.

Com a Carteira do Idoso, pessoas com 60 anos ou mais ainda podem conquistar novos horizontes e aproveitar a jornada através das estradas do país, sem muito impacto no bolso.

Quais são os benefícios da Carteira do Idoso?

Sobre uma mesa, um mapa de viagem, uma miniatura de avião, um celular e um cartão de crédito.
Imagem: 279photo Studio / Shutterstock.com

A Carteira do Idoso não é apenas um benefício financeiro, mas um poderoso estímulo para a inclusão social. Através deste documento, a sociedade reconhece a importância dos idosos e promove sua liberdade de movimento.

Entre seus benefícios, podemos destacar o direito à gratuidade de dois assentos por veículo em transportes públicos interestaduais. Se preferirem, também podem dispor de um desconto de, pelo menos, 50% nas passagens.

No entanto, vale destacar que o benefício só se aplica a ônibus convencionais, não se aplicando a modalidades executivas ou leito-cama.

Quem tem direito?

Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, e com renda mensal individual igual ou inferior a dois salários mínimos, mediante a comprovação da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, são elegíveis para a Carteira do Idoso.

A solicitação da Carteira do Idoso pode ocorrer tanto online no site oficial do governo, quanto presencialmente, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo. Após a inscrição, o documento é gerado e pode ser impresso.

Veja também:

INSS: confira como consultar a taxa de juros do seu empréstimo consignado

Com a recente Resolução CIT nº 1/2021, a necessidade de renovação periódica da Carteira do Idoso não existe mais. Agora, a validade da Carteira do Idoso associa-se à atualização das informações no Cadastro Único.

Imagem: @gpointstudio / Freepik