Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça esta estratégia para sair do vermelho e das dívidas mais rápido

Está com muitas dívidas e o nome sujo, mas não sabe como sair dessa situação? Conheça essas estratégias infalíveis para limpar o nome.

O cenário de inadimplência e de pessoas com dívidas no Brasil ainda é preocupante. De janeiro a maio de 2023, a Serasa identificou que o número crescente de pessoas com o nome sujo chegou a 71,90 milhões. Há dois meses, no entanto, o Mapa de Inadimplência aponta uma queda. 

Ainda assim, há  71,41 milhões de pessoas inadimplentes no país. Com isso, o acesso às linhas de crédito, empréstimos e financiamentos ficam restritos. Portanto, é fundamental conhecer estratégias para sair do vermelho quanto antes.

Em vista disso, a Creditas, plataforma de contratação de empréstimos, explicou as principais causas de endividamento e apresentou algumas estratégias importantes para tirar o nome da lista de inadimplentes. Veja, ao longo do texto, mais detalhes sobre o assunto.

O que faz a maioria das pessoas ficar com dívidas e o nome sujo?

Segundo a plataforma, o principal motivo de inadimplência são as altas taxas de juros dos empréstimos e cartões de crédito. O juros rotativo é um exemplo disso. Consequentemente, o orçamento fica apertado e por vezes, outros custos de sobrevivência precisam ser priorizados.

Por esse motivo, a estratégia fundamental para sair dessa situação diz respeito ao planejamento financeiro. Pensando nesta questão, acompanhe algumas etapas para limpar o nome de vez. Confira.

Veja também:

Entenda o que você precisa para ter crédito aprovado

Passos para conseguir limpar o nome

Antes de mais nada, é importante saber o quanto você deve no total. Feito isso, defina quais são os pagamentos urgentes, priorizando, por exemplo, cheque especial e cartões de crédito, visto que os juros costumam ser altíssimos.

Sendo assim, você deve separar uma quantia da sua renda para pagar as pendências financeiras. Outro passo importante, é tentar negociar com os credores, portais e iniciativas como o Desenrola Brasil e o Serasa Limpa Nome também podem ajudar.

Ademais, caso você consiga um empréstimo, essa também será uma boa estratégia, pois assim, você irá substituir várias dívidas por apenas uma. Por fim, mantenha seu planejamento financeiro sempre em dia.

Imagem: SB Arts Media / shutterstock.com